Imagem da matéria: Binance e Capitual: o que está por trás do rompimento
Foto: Shutterstock

A Binance caminha para completar o quarto dia sem acesso a um parceiro bancário no Brasil que permita aos clientes sacarem ou depositarem em reais na corretora. O rompimento do serviço, até então prestado pelo Capitual, pareceu algo súbito, mas é o acúmulo de um problema que vinha se desenrolando.

A origem do problema está em como as instituições de pagamento são reguladas pelo Banco Central (Bacen). O Capitual, embora gire um grande volume financeiro, não é uma Instituição de Pagamento (IP) homologada. Por isso, a empresa usava os serviços da Acesso Bank, que é uma empresa de pagamentos regulada pelo Bacen.

Publicidade

O Capitual lucrava com os saques dos clientes da Binance e a Acesso, com as taxas de PIX e TEDs e mais as operações com dinheiro que ‘dormia’ na empresa, como é comum nesse segmento.

O problema é o que o Capitual chamou, em nota à imprensa, de uma atualização solicitada pelo Bacen ao Acesso que pedia “contas individualizadas” para a empresa. A suposta notificação do regulador, porém, não foi tornada pública.

Essa distinção de contas individualizadas é importante: antes, a Binance tinha junto ao Capitual e à Acesso diversas ‘contas-mãe’, onde operavam milhares de CPFs — mas os CPFs de cada cliente não estavam registrados na Instituição de Pagamento regulada. Segundo um funcionário ligado ao Banco Central que pediu para não ter o nome revelado, o procedimento é irregular.

Na prática, caso a Binance adotasse a nova regra, todos os seus milhões de clientes no Brasil precisariam criar uma conta na Acesso e fazer um novo KYC. As corretoras Huobi e Kucoin se adaptaram à nova regra, mas a corretora de Changpeng “CZ” Zhao disse que iria procurar outro parceiro para operar os saques e depósitos em BRL. O nome ainda não foi revelado.

Publicidade

Procuradas, a Binance e a Acesso não se manifestaram até a publicação desta reportagem.

Em nota, o Banco Central disse o seguinte:

“A Acesso Soluções de Pagamentos IP é empresa regulada pelo BC, que não comenta a situação específica de qualquer regulado. Não obstante, pode-se afirmar que não houve qualquer ação ou demanda de supervisão à Acesso que destoe daquelas efetuadas para as demais reguladas do mesmo tipo”.

Questionado se o Bacen estaria “puxando a orelha da Acesso”, o mesmo funcionário do órgão comentou:

“O Banco Central não puxa a orelha. Ele desce o cacete”.

Saques e depósitos na Binance

Esse tipo de problema não é incomum no caso da Binance. No ano passado, houve situações semelhantes em países europeus. Em julho, por exemplo, a Clear Junction, plataforma global de pagamentos digitais com sede em Londres, travou o processamento de pagamentos para a corretora. Dias antes o Santander havia tomado a mesma atitude.

A pressão regulatória foi tamanha que, no mesmo período, Tailândia, Singapura e Ilhas Cayman emitiram alertas contra a empresa.

Em junho do mesmo ano, o governo japonês disse que a corretora operava no país sem registro formal. No mesmo mês, a exchange também teve problemas em Ontário, a maior província do Canadá.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

A DOG•GO•TO•THE•MOON (DOG) foi distribuída via airdrop ontem (24) e logo se tornou o token Runes com maior número de detentores
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

“Cripto entrou em uma nova fase”, diz ex-CEO da Binance após receber sentença de prisão

Agradecendo a seus apoiadores, Changpeng “CZ” Zhao disse que a educação será o foco do próximo capítulo de sua vida
Imagem da matéria: “Web3 vai salvar o capitalismo”, diz Yat Siu da Animoca Brands

“Web3 vai salvar o capitalismo”, diz Yat Siu da Animoca Brands

Durante o Web Summit, Yat Siu conversou com a reportagem sobre as principais mudanças do mercado cripto no último ano e as novas tendências que despertam seu interesse
Criptomoedas sobre uma mesa e uma bandeira da Coreia do Sul ao fundo

Coreia do Sul quer oficializar unidade de investigação de criptomoedas em meio a aumento de crimes no setor

A Unidade de Fusão de Ativos Virtuais pode ter seu status de vigilante temporário para permanente