Imagem da matéria: 85% de todos os Bitcoins já foram minerados; restam apenas 3 milhões
Moedas de bitcoin sendo escavadas (Foto: Shutterstock)

A quantidade de bitcoin minerada ultrapassou a marca de 17.850.000 na quarta-feira (31). Isso significa que 85% de todos os bitcoins já foram minerados.

Satoshi Nakamoto, ao escrever o código do bitcoin, estabeleceu que a quantidade máxima de BTCs existentes seria de 21 milhões. Como a mineração está programada para ser finalizada aproximadamente no ano de 2140, as 3.150.000 moedas restantes serão mineradas durante 121 anos.

Publicidade

Em dez anos de existência foram minerados 85% das moedas e irá demorar mais 121 anos para minerar os 15% restantes? A resposta é sim. O protocolo do bitcoin estabelece que a cada quatro anos a dificuldade de se minerar 1 bitcoin será dobrada.

Atualmente são minerados 12,5 BTC a cada 10 minutos. Quando o bitcoin foi lançado, eram 50 BTC a cada 10 minutos. Em 2020 acontecerá o próximo halving na rede e esse número cairá para 6,25. Em 2024 cairá para 3,125 e assim sucessivamente até 2140, onde deverá ser minerado a última fração de bitcoin.

Alguns analistas especulam que a verdadeira oferta de bitcoin seja ainda menor do que os 21 milhões. Em 2018, Jameson Lopp, ex-engenheiro chefe da BitGo, disse que cerca de 4 milhões de bitcoins foram perdidos para sempre.

Lopp afirmou que 2 milhões de Bitcoins foram roubados e 4 milhões de Bitcoins estão literalmente perdidos e ninguém tem acesso.


Compre Bitcoin na Coinext

 Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Rodrigo dos Reis, RR Consultoria

“Coach do Bitcoin” é solto após passar apenas 2 semanas na prisão

A Justiça do Rio acatou a solicitação da defesa de Rodrigo dos Reis de que sua doença requer medicamentos complexos e alimentação balanceada
bitcoin

Bitcoin volta a subir e bate novo recorde de US$ 94 mil

O preço do Bitcoin já registra um aumento de US$ 20.000 desde o dia da eleição nos EUA
Imagem da matéria: Há 3 anos, Hillary Clinton dizia que Bitcoin ameaçava dólar e iria "desestabilizar nações"

Há 3 anos, Hillary Clinton dizia que Bitcoin ameaçava dólar e iria “desestabilizar nações”

“O que parece ser uma iniciativa bem interessante e exótica tem o potencial de prejudicar o dólar e desestabilizar nações”, disse Clinton
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013