Existem algumas “filosofias” acerca do investimento em ação, dependendo de qual grande investidor você se inspire. Entretanto, o objetivo final é mesmo: escolher boas empresas, fazer bons investimentos e crescer seu patrimônio.
Dessa forma, hoje você aprenderá de forma simples três pontos fundamentais para escolher uma determinada ação/empresa.
Conheça o negócio
Quando se compra uma ação, deve-se ter em mente que a partir deste momento você se torna sócio da empresa. Portanto, é de extrema importância que você saiba como a mesma gera receita. Além disso, ter esse conhecimento ajudará em suas análises comparativas entre determinadas empresas.
Se você trabalha em um banco e quer investir, faz sentido começar por uma instituição bancária, afinal você conhece o business. Se você é um médico, faz muito sentido começar por uma empresa do setor de saúde. E por aí vai.
Leia Também
Entender como uma empresa ganha dinheiro é o primeiro passo para entender se ela está realmente fazendo isso com eficiência. Este é o primeiro ponto.
Crescimento e lucratividade
Ninguém – ninguém mesmo – quer ser sócio de uma empresa que não cresce. Você deve buscar por aquelas empresas que cresçam constantemente, seja por market share, em receita, lucros etc. Não precisa ser um Warren Buffet pra saber que empresa boa é empresa lucrativa.
O Guia do Investidor fez um ótimo post onde é apresentado inúmeros indicadores financeiros para se analisar o crescimento e a lucratividade de uma companhia. Leia o post o “Como analisar uma ação?” e veja.
Preço
Por fim, o preço. Você compraria uma capinha de celular por R$ 2.000? Creio que não. E isso se deve ao fato de que você sabe que, mesmo te gerando um benefício, tal produto está mal precificado. É importante trazer essa lógica para os investimentos e saber se uma empresa está ou não bem precificada. No post “Como analisar uma ação?”, também é abordado indicadores de valuation, que irá te auxiliar e muito no seu processo de analisar uma ação.