3 estados dos EUA já estudam criar uma reserva estratégica de Bitcoin

Diversos estados dos EUA estão analisando projetos de lei sobre reservas de Bitcoin, enquanto defensores das criptomoedas pressionam por propostas semelhantes em outras localidades
Imagem da matéria: 3 estados dos EUA já estudam criar uma reserva estratégica de Bitcoin

Foto: Shutterstock

Donald Trump e seus aliados políticos estão promovendo planos para acumular Bitcoin no Tesouro Nacional dos Estados Unidos.

Agora, com o preço do ativo atingindo novos picos desde o Dia da Eleição, alguns estados norte-americanos estão seguindo o exemplo.

Publicidade

Até o momento, três estados estão analisando propostas para estabelecer reservas estratégicas de Bitcoin, enquanto defensores de ativos digitais clamam para que outros governos locais adotem a mesma medida.

Confira quais estados estão considerando fortalecer seus cofres com a mais antiga e valiosa moeda digital do mundo.

Texas

Os legisladores do Texas em breve irão deliberar sobre a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin.

O deputado estadual Giovanni Capriglione propôs um projeto de lei em dezembro que sugere que o estado do Texas acumule um estoque de Bitcoin.

O rascunho da legislação exige que o Texas mantenha o Bitcoin por pelo menos cinco anos. Segundo o projeto, a criptomoeda deve ser armazenada em cold storage — ou seja, em dispositivos desconectados da internet — e os ativos não poderão ser usados em transações fora do estado.

“Uma reserva estratégica de Bitcoin está alinhada com o compromisso do Texas de promover a inovação em ativos digitais e proporcionar maior segurança financeira aos texanos”, diz o projeto de lei.

Além disso, a proposta permite que os texanos façam doações para o fundo de Bitcoin do estado.

Pensilvânia

A Câmara dos Representantes da Pensilvânia apresentou um projeto de lei em novembro que propõe o estabelecimento de uma reserva estratégica de Bitcoin.

Publicidade

De acordo com o projeto, o Tesoureiro da Pensilvânia poderá comprar Bitcoin com “até 10%” do Fundo Geral do Estado, do Fundo de Reserva para Emergências (Rainy Day Fund) e do Fundo de Investimento Estadual.

Destinar 10% do fundo geral do estado permitiria ao Tesouro da Pensilvânia adquirir cerca de US$ 1 bilhão em Bitcoin.

“O Bitcoin, que teve uma valorização significativa ao longo dos anos, pode ajudar a Pensilvânia a acompanhar a inflação e as mudanças econômicas”, afirmaram os legisladores em um memorando publicado em 12 de novembro.

Ohio

O deputado estadual Derek Merrin, de Ohio, apresentou em 17 de dezembro um projeto de lei para criar uma reserva estratégica de Bitcoin no estado.

Publicidade

A Lei de Reserva de Bitcoin de Ohio propõe a criação de um fundo de Bitcoin no Tesouro do Estado, conferindo ao Tesoureiro de Ohio o poder discricionário de comprar o ativo.

“Ohio deve abraçar a tecnologia e proteger os recursos públicos contra a desvalorização”, disse Merrin em um post na plataforma X, na última terça-feira.

Embora alguns detalhes sobre o funcionamento da reserva ainda não estejam claros, o rascunho da legislação deve servir como base para que os legisladores de Ohio desenvolvam o projeto em 2025.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.