Imagem da matéria: Youtuber Peter Jordan comemora volta do Ei Nerd após invasão e strike: “Já posso postar”
Peter Jordan, dono do canal Ei Nerd, em um dos seus vídeos diários. Reprodução/Youtube

“Já posso postar”, comemorou na tarde desta quinta-feira (17) no Twitter o youtuber Peter Jordan, dono do canal Ei Nerd. Até quarta sua equipe não havia recuperado a conta em sua totalidade, já que havia recebido um strike. O motivo da punição foi um vídeo publicado pelo hackers que tomaram o canl com um falso perfil da Ripple Foundation e que foi visto como nocivo pelo YouTube.

“O canal foi recuperado, o strike retirado e, em breve, voltaremos a postar normalmente”, disse a assessoria do Ei Nerd ao Portal do Bitcoin. Peter, que havia sido copiado no email, disse que ainda há um problema, que é renomear o canal, pois a conta voltou como “Ei Nerd TV”.

Publicidade

“Agora, pro canal voltar ao ponto anterior ao hackeamento, é necessário o Youtube verificar novamente o canal e o nome voltar para “Ei Nerd”. Já tentei mudar o nome, mas parece que este nome ‘Ei Nerd’ está bloqueado”, disse à reportagem.

Segundo ele, a equipe ainda está em contato com o suporte para resolver o problema: “Acredito que mais uns dias tudo esteja resolvido”.

Ei Nerd hackeado

O Ei Nerd, canal no Youtube com mais de 10 milhões de inscritos, voltou ao ar 24 horas depois de ser hackeado na tarde de domingo.  No entanto, até a quarta-feira (16), Peter ainda reclamava que mesmo tendo o canal em mãos ainda não podia subir os vídeos por conta do strike. “Nem o nome do canal o YouTube muda. Imagino que deva ser mt difícil”, disse na ocasião.

Esse tipo de cibercrime ocorre quando hackers escolhem um canal famoso e com muitos inscritos, para roubar a conta e então transmitir falsas lives com divulgação de sorteios. Eles divulgam endereços da criptomoeda XRP e informam que o valor que você enviar, eles vão te devolver em dobro — é golpe.

Publicidade

O crime comum tanto no mercado nacional como internacional. Diversos Youtubers já foram hackeados com esse intuito, no entanto, o canal Ei Nerd foi o maior até o momento.No dia 1 de dezembro, o canal do youtuber Zangado passou pelo mesmo problema. Ele só conseguiu recuperar o canal sete dias depois.

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logo do Pix sob bandeira do Brasil

Pix: Um catalisador para o futuro das finanças descentralizadas no Brasil? | Opinião

Para o autor, o Pix, combinado com os princípios das finanças descentralizadas e conceitos de dinheiro programável, poderia abrir caminho para uma nova era de inovação financeira
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo