Imagem da matéria: Web Summit Rio: regulação cripto, Web3 e os temas que dominaram o último dia do evento
Da esquerda para direita: Reinaldo Rabelo (MB), Marlyson Silva (Transfero), Jason Lau (OKX) e Camila Russo (The Defiant) no Web Summit Rio 2024 (Foto: divulgação)

No terceiro e último dia do Web Summit Rio, realizado na cidade do Rio de Janeiro nesta semana, tivemos um palco 100% reservado a temas diversos do ecossistema cripto no mundo, com palestrantes de diversas visões de mercado interagindo entre si.

O dia começou com a perspectiva da OKX sobre a evolução do mercado de criptomoedas, através de seu Chefe de Inovação Jason Lau apresentando as ofertas, novidades e perspectivas da exchange sobre o mercado hoje e no futuro próximo, além de apresentar o goleiro brasileiro Éderson como o novo garoto-propaganda da empresa.

Publicidade

Outro tema interessante foi a apresentação de uma plataforma de interação entre fãs e ídolos pelo founder e CEO da WibooCria, Pedro Alexandre, através de um estudo de caso envolvendo o cantor Luan Santana, e como a solução integra via Wibx, a criptomoeda que impulsiona todas as ativações e engajamento na plataforma apresentada.

A presença feminina também foi muito forte em dois painéis no palco Web3. Em um deles, conduzido pela editora do Portal do Bitcoin, Saori Honorato, a advogada e sócia do escritório Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados, Julia Pazos, e a CMO da exchange Bitso, Beatriz Oliveira, analisaram a presença feminina no mercado e as formas de incentivar a diversidade dentro do ecossistema cripto aqui no Brasil.

Em outro painel, foi debatido as contradições da regulação cripto entre a Chief Legal e Compliance Officer do Mercado Bitcoin, Vanessa Butalla, e a Founder e CPO da Infratoken, Caroline Nunes, com moderação de Camila Russo, Founder e CEO da The Defiant.

Nas palavras de Butalla, “balancear proteção ao investidor, inovação e estabilidade financeira não é tarefa fácil, mas é possível a partir de um olhar também inovador. Pensar o novo com real abertura a mudança, sem preconceitos, com mentalidade de ‘base zero’ e pautado em princípios ao invés de regras restritivas, regulando os participantes ao invés dos produtos e serviços, a meu ver é o melhor caminho para regulação cripto”.

Publicidade

Houve também uma grande exposição sobre o mercado de tokenização de ativos reais (RWA) através do CEO do Mercado Bitcoin, Reinaldo Rabelo, com os motivos que levaram o MB para este mercado, uma linha do tempo da evolução do mercado desde o primeiro token de precatório até a ambiciosa meta de volume de tokenizações mirado para 2024 em cerca de R$ 1 bilhão.

Também foi realizada uma exposição do valor da tokenização para a indústria de eventos, através do ticketing via Web3, onde o CTO da Sympla Roberto Mameli, e a COO da Lumix Antônia Souza, demonstraram suas experiências práticas na indústria e como a web3 beneficia diversos aspectos dentro da experiência dos clientes, ao longo do desenvolvimento de seus UX.

O dia se encerrou com um debate de diversas óticas sob as perspectivas do mercado cripto para o futuro, envolvendo Lau (OKX), Rabelo (Mercado Bitcoin) e o CEO da Transfero Marlyson Silva, com as suas visões sobre crescimento, regulação, tokenização e posicionamento no mercado.

VOCÊ PODE GOSTAR
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Derrubada do decreto do IOF esfria possível adoção massiva das stablecoins, apontam especialistas

Encarecimento da compra de dólar pelo decreto poderia ter dado impulso ao mercado de stablecoins
Imagem da matéria: BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

As entidades bloqueadas do Pix foram a Transfeera, a Soffy e a Nuoro Pay
bandeiras pareadas de Butão e Bitcoin

Bitcoin já equivale a 40% do PIB nacional de Butão

O Butão começou a minerar Bitcoin em 2020 e, cinco anos depois, acumulou o equivalente a 40% do seu PIB
Celular com logo do aplicativo Robinhood com fundo com mesmo logo

Discurso sobre cripto da Robinhood pode ser uma chance de comprar na baixa, diz Compass Point

No acumulado do ano, o preço das ações da Robinhood já disparou mais de 120%, saindo de US$ 39 em janeiro