Agora você pode jogar Nintendo 64 na blockchain do Bitcoin

Emulador do N64 está inscrito na Inscrição Ordinal 61.648.429, e usuários com arquivos de jogos compatíveis podem jogar jogos do N64 em seus navegadores
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Videogame Nintendo 64 (Foto: Shutterstock)

Recém-saídos da construção de um Super Nintendo Entertainment System (SNES) na blockchain do Bitcoin, a equipe da Ninjalerts está de volta à ação. Desta vez, o projeto Pizza Ninjas inscreveu um emulador do Nintendo 64 (N64) na rede, anunciou o grupo na quarta-feira.

Como o projeto anterior, o emulador do N64 está inscrito na Inscrição Ordinal 61.648.429, e usuários com arquivos de jogos compatíveis podem jogar jogos do N64 em seus navegadores.

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“Estamos tentando fazer funcionar o multiplayer para 4 jogadores no Bitcoin,” disse Trevor Owens, CEO da Ninjalerts, ao Decrypt.

Graças à integração do algoritmo de compressão sem perdas Brotli, desenvolvido pela Google, e a uma recente melhoria feita aos Ordinais, a Ninjalerts disse ser possível reduzir o tamanho dos arquivos em aproximadamente 80%, reduzindo assim o número de blocos do Bitcoin necessários para inscrever o emulador do N64.

“Desenvolvemos o emulador do SNES antes que isso estivesse disponível,” disse Owens. “Então, considerando que sistemas mais recentes poderiam ser muito caros para inscrever concebivelmente para a preservação do jogo.

“Goldeneye 64, por exemplo, tem 12.6 MB,” ele continuou, acrescentando que o binário do emulador é 6.4MB descomprimido e 1.4MB após ser comprimido com Brotli.

A congestão na rede Bitcoin permanece um ponto de contenda entre os fiéis do Bitcoin. Em janeiro, Taproot Wizards inscreveu a coleção Quantum Cats na blockchain do Bitcoin. A coleção de 3.333 foi cara — custando US$ 66.000 e ocupando 10MB ou dez blocos na rede.

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Em comparação, a inscrição do N64 custou ao projeto Pizza Ninjas US$ 5.000 a 25 sats por bytes virtuais (vbytes) devido às taxas atuais na rede.

“Se inscrevêssemos [o emulador do N64] quando inscrevemos o SNES, teria sido mais próximo de US$ 20.000 a US$ 25.000, entre 80 – 100 sats/vbyte,” ele disse, acrescentando que um arquivo de jogo comprimido usando brotli poderia potencialmente usar apenas até três blocos.

“Se conseguirmos comprimir [um arquivo de jogo] 75% para 3.15MB, parece mais com o tamanho de arquivo de um jogo do SNES,” disse Owens. “Poderia caber em um bloco se você trabalhar com um minerador; caso contrário, pode ser dividido em oito inscrições, cada uma com menos de 400 kb.”

Uma razão pela qual o N64 foi o foco deste último projeto Ordinals, disse Owens, é que o Nintendo 64 foi o último grande console a usar cartuchos antes que os CDs se tornassem o padrão.

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“É improvável que passemos para consoles mais novos que o N64 e improvável que façamos o Playstation 1,” ele disse. “Essa é a era dos consoles em que as empresas começaram a introduzir o DRM, o que os coloca em uma área legal mais cinzenta.”

Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM) refere-se à tecnologia que controla o acesso ao conteúdo digital, prevenindo cópias e distribuição não autorizadas.

Após a notícia do projeto do SNES ser divulgada, Owens disse que foi procurado por indivíduos que referenciaram o Emulador Dolphin que foi removido do Steam por preocupações legais.

“A parte chave desse caso é que o sistema que estavam lançando quebrava o DRM do console para poder engenhá-lo reversamente,” disse Owens. “Não estaremos inscrevendo nenhum jogo sob direitos autorais mas esperamos continuar a empurrar essa conversa com os arquivistas.”

*Traduzido com autorização do Decrypt.