O criador do Ethereum, Vitalik Buterin, sugeriu em um post recente no X o uso de inteligência artificial (IA) para melhorar as auditorias de código e reduzir bugs em projetos de blockchain. A ideia recebeu apoio de desenvolvedores do Ethereum.
“Um tipo de uso de IA que me entusiasma é a verificação formal de código assistida para a descoberta de bugs”, escreveu Buterin no último domingo (18), acrescentando:
“No momento, o maior risco técnico do Ethereum provavelmente são os bugs no código, e qualquer coisa que pudesse mudar significativamente o jogo seria incrível”.
Perguntado por um usuário se a ideia seria a verificação em em código e não em linguagem humana, o criador do Ethereum respondeu:
“É tudo um problema relacionado! Em última análise, um ‘bug’ é uma lacuna entre o código e a intenção humana, e a linguagem humana é a melhor maneira que temos de expressar nossa intenção, portanto, reduzir verdadeiramente os bugs acabará por exigir o trabalho simultâneo em ambos os domínios”.
A ideia de Vitalik Buterin poderia reforçar a segurança da indústria cripto, conhecida por explorações e golpes, disseram recentemente dois desenvolvedores do Ethereum ao site CoinDesk, que ressaltou sobre o tema.
Conforme relembra a publicação, em 2023, os usuários de criptomoedas perderam cerca de US$ 2 bilhões devido a hacks e golpes, com o Ethereum sofrendo as maiores perdas devido a sua extensa rede recheada de projetos relevantes.
IA pode ser treinada para a ideia de Vitalik Buterin
Um desenvolvedor que preferiu não revelar o nome disse ao CoinDesk que a IA pode ser treinada para reconhecer e se adaptar a novas informações e contextos, tornando-a mais eficaz na identificação de vulnerabilidades que podem não ser cobertas por regras de análise estática.
O site anotou também o comentário de outro desenvolvedor: “A capacidade da IA de aprender e melhorar ao longo do tempo, combinada com sua capacidade de análise profunda e reconhecimento de padrões, posiciona-a como uma ferramenta poderosa para superar as limitações das auditorias assistidas por humanos”, explicou o dev também de modo anônimo.
Já o desenvolvedor RJ Ke, diz a publicação, comentou por meio do Telegram que acredita que os sistemas de IA poderiam prever vulnerabilidades com base em dados históricos e de previsão. Ele ressalta que a análise com IA, juntamente com a inspeção humana, poderia criar um forte mecanismo de verificação do sistema.
“Podemos acelerar o processo ensinando aos sistemas de IA o que procurar com base em experiências anteriores, permitindo-nos detectar possíveis preocupações antes que elas aumentem. A IA pode ajudar em tarefas altamente técnicas, como garantir que o código se comporte conforme o esperado sob diversas condições, disse o dev.
Ele concluiu: “Essa combinação de IA e inspeção humana não apenas fortalece nosso código, mas também nos oferece esperança de avanços ainda mais emocionantes no ecossistema Ethereum este ano”.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo