Imagem da matéria: Visão da Web3 "se enfraqueceu" devido ao custo das taxas de transação, diz Vitalik Buterin
Vitalik Buterin, fundador do Ethereum (Foto: TechCrunch/Flickr)

O co-fundador da blockchain Ethereum, Vitalik Buterin, afirmou que a visão original da Web3 como um motor para uma internet mais aberta “enfraqueceu e foi um pouco para o segundo plano”.

Em um extenso post em seu blog, Buterin identificou as crescentes taxas de transação como o “culpado número um” pelo afastamento dos ideais da Web3. Ele argumentou que o ENS (Ethereum Name Service) é a única aplicação não financeira sendo usada em grande escala, enquanto uma “ruptura ideológica” se abriu entre o mundo cripto e defensores não-blockchain da descentralização, que agora veem as criptomoedas como uma “distração”.

Publicidade

Buterin também afirmou que “poucos falam sobre pagamentos cripto para consumidores” e que, quando as pessoas usam cripto para transacionar ou economizar, “frequentemente fazem isso por meio de meios centralizados” como contas em exchanges ou negociando a stablecoin USDT na Tron.

As crescentes taxas de transação excluíram, segundo Buterin, todos, exceto “players degenerados”, do uso de blockchains, pois são “a única audiência que continua disposta a pagar” quando as taxas de transação aumentam.

Quando essa comunidade de nicho de degenerados domina a base de usuários de uma blockchain, disse ele, “isso ajusta a percepção pública e a cultura interna do espaço cripto”, levando a resultados negativos.

No entanto, nem tudo são más notícias. Buterin destacou desenvolvimentos positivos no último ano, incluindo soluções de escalabilidade como rollups e o padrão de abstração de conta ERC-4337.

Publicidade

Ele também se concentrou em soluções de privacidade como Railway e Nocturne e dedicou uma grande parte do ensaio às provas de conhecimento zero, uma “ferramenta nova e muito poderosa” usada para provar que algo é conhecido sem expor diretamente a informação conhecida.

“A programabilidade das provas de conhecimento zero significa que podemos superar a falsa dicotomia de ‘anônimo, mas arriscado’ versus políticas de conheça seu consumidor, portanto seguro’ e obter privacidade e muitos tipos de autenticação e verificação ao mesmo tempo”, escreveu Buterin. Ele apontou casos de uso como Zupass, um sistema de autenticação presencial que possibilita votação e identificação anônimas.

Buterin já defendeu anteriormente “pools de privacidade” usando zk-proofs para validar que os usuários não estão usando endereços criminosos de blockchain, ao mesmo tempo em que mantêm o anonimato de suas transações.

Além de analisar aspectos técnicos do Ethereum, Buterin discorreu sobre a importância de sua “camada social”, que, segundo ele, “aplica vigorosamente seus valores nos lugares onde os incentivos puros não conseguem”. Ele destacou o desafio de integrar “players degenerados” que entram no ecossistema cripto com o desejo de enriquecer, mas que se tornam “crentes ávidos” nos ideais da Web3 e da descentralização.

Publicidade

Isso, ele acredita, pode ser alcançado por meio de uma mistura de incentivos, comunidade e “normas rígidas de neutralidade, código aberto e resistência à censura”.

Para o sucesso do Ethereum, Buterin disse: “Precisamos não apenas de uma visão para um projeto técnico, mas também das partes sociais da ferramenta que tornam os conceitos técnicos possíveis de serem construídos em primeiro lugar”.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Homem viraliza ao escalar letreiro de Hollywood para promover memecoin

Homem viraliza ao escalar letreiro de Hollywood para promover memecoin

Um homem foi detido pela polícia no sábado depois de escalar o letreiro de Hollywood para promover sua memecoin da Solana
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

O estado atual da regulamentação das criptomoedas no Brasil 

Veja as atualizações mais recentes da regulamentação do mercado cripto brasileiro, incluindo as consultas públicas do Banco Central e da Receita e o PL que envolve a segregação patrimonial
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Cardano salta 13% com novo pedido de ETF; Bitcoin estagna em US$ 98 mil

Manhã Cripto: Cardano salta 13% com novo pedido de ETF; Bitcoin estagna em US$ 98 mil

A valorização da Cardano reflete o otimismo do mercado com o novo pedido de ETF da criptomoeda pela Grayscale
moeda de bitcoin com grafico verde de alta

Bitcoin está se posicionando para nova alta em 2025, aponta Bernstein

Firma de análises aponta que força-tarefa na Casa Branca e fundo soberano têm potencial para alavancar Bitcoin mais uma vez