Visa passa a liquidar stablecoins via USDC na Solana

A Visa está expandindo suas liquidações em stablecoin para os EUA, utilizando USDC para liquidação na blockchain Solana com dois parceiros

visa

Foto: Shutterstock

A Visa está expandindo seu projeto piloto de stablecoins para incluir liquidações nos Estados Unidos usando o USDC da Circle na blockchain Solana.

A expansão permitirá que os parceiros adquirentes e emissores da gigante de pagamentos nos EUA liquidem transações em USDC, começando com os parceiros bancários iniciais Cross River Bank e Lead Bank. A empresa espera uma implementação mais ampla em 2026.

“A Visa está expandindo a liquidação de stablecoins porque nossos parceiros bancários não estão apenas perguntando sobre isso — eles estão se preparando para usar”, disse Rubail Birwadker, chefe global de produtos de crescimento e parcerias estratégicas da Visa, em um comunicado.

“Ao trazer a liquidação em USDC para os EUA, a Visa está oferecendo uma capacidade confiável e pronta para uso bancário que melhora a eficiência da tesouraria, mantendo os padrões de segurança, conformidade e resiliência que nossa rede exige”, acrescentou.

Segundo a empresa, a liquidação em USDC permite uma movimentação de fundos mais rápida e maior disponibilidade de liquidação, passando da típica semana útil de 5 dias para um prazo de liquidação de 7 dias.

A expansão nos EUA se baseia na experiência já existente da Visa com liquidação em stablecoins. A empresa de pagamentos vem experimentando a liquidação em USDC desde 2021 e começou a implementá-la formalmente em projetos-piloto em todo o mundo a partir de 2023. Agora, ultrapassou a marca de US$ 3,5 bilhões em volume anualizado, com base em dados de 30 de novembro.

“Inovadores do setor fintech e de criptomoedas nos pedem cada vez mais para integrar stablecoins em seus portfólios de produtos”, disse Gilles Gade, fundador, presidente e CEO do Cross River Bank, em um comunicado. “Uma plataforma unificada que suporte nativamente tanto stablecoins quanto redes de pagamento tradicionais é a base para a movimentação de valor globalmente.”

A expansão da Visa nos EUA ocorre um dia após o anúncio da criação de uma consultoria especializada em stablecoins, um serviço para ajudar instituições financeiras e comerciantes a avaliar e implementar práticas com stablecoins. No mês passado, a Visa iniciou um projeto piloto para o uso do USDC em pagamentos diretos a trabalhadores autônomos e, no início deste ano, expandiu sua oferta de liquidação em stablecoins para outros países, incluindo outras blockchains de camada 1, como Stellar e Avalanche.

A empresa também tem trabalhado com a Circle como parceira inicial de design em sua blockchain focada em stablecoins, a Arc. No futuro, a Visa afirmou que pretende permitir a liquidação em USDC na Arc, além de operar um nó validador para a rede.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Procurando uma alternativa para aumentar seus ganhos? A Renda Fixa Digital do MB é a solução: até 18% de ganho ao ano, risco controlado e a segurança que seu dinheiro merece. Conheça agora!