Imagem da matéria: Nova Placa de Vídeo Vega da AMD Esgota em 5 Minutos

A AMD, lançou uma nova placa gráfica (GPU) no início desta semana e, dentro de 5 minutos, o produto foi vendido em todos os principais mercados online.

Leia Também: Nova Placa de Video AMD VEGA Pode ser Excelente para a Mineração

Publicidade

O mercado de criptomoedas teve uma valorização sem precedentes em 2017, e o aumento dos preços e a atenção da mídia fizeram com que a demanda por hardware de mineração subisse. Algumas criptomoedas, como a ethereum, são, no momento, mineradas de forma mais eficaz usando placas de vídeo. Como o processo é tão competitivo, os mineradores precisam da tecnologia mais recente para se manter rentável.

O aumento atual da demanda deixou os jogadores de PC incapazes de obter as GPUs mais recentes devido a corrida dos mineradores para comprar as placas de vídeos assim que lançadas. E eles estão absolutamente furiosos. A Vega 56, por exemplo, é difícil de encontrar pelo preço de varejo, geralmente quando encontrada ,está US$ 100 mais cara.

Alguns varejistas tentaram fazer uns pacotes atrelando a venda da Vega 56 a outros componetos, porém o resultado final é que os jogadores ainda pagam mais caro do que eles gostariam.

Raja Koduri, vice-presidente sênior e arquiteto-chefe do Grupo AMD Radeon Technologies, publicou no Twitter sobre a controvérsia:

Ele afirmou que estamos vivendo em tempos interessantes onde mineradores não querem que gamers comprem e gamers não querem que mineradores comprem.

Para piorar as coisas para os gamers, este não é um evento isolado. No início deste ano, uma demanda de mineradores da ethereum causou com que as GPUs Radeon RX 580 e RX 570 da AMD fossem vendidas em todos os grandes varejistas.

Publicidade

Embora a AMD tenha afirmado publicamente que o mercado de jogos é sua prioridade, a empresa começou a atender a indústria de mineração de criptomoedas, oferecendo drivers dedicados para plataformas de mineração e comprometendo-se a desenvolver placas gráficas especificas para a mineração. Tanto a AMD como a Nvidia – o outro grande produtor de GPU – viram os preços das ações subirem devido ao ressurgimento da mineração de criptomoedas.

Infelizmente para os games, não parece haver um fim à vista para este problema. A menos que o mercado de criptomoedas caísse, os fabricantes decidissem aumentar a produção, ou novas tecnologias tornassem as placas de vídeo obsoletas para a mineração, a escassez continuará por um bom tempo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Brasil está na “linha de frente” da inovação do mercado cripto, diz presidente da ABFintechs

Brasil está na “linha de frente” da inovação do mercado cripto, diz presidente da ABFintechs

Fintouch reuniu líderes do setor financeiro e reguladores para discutir a importância da inovação tecnológica no mercado brasileiro
logo da EigenLayer, protocolo de restaking ethereum

Token da EigenLayer (EIGEN) estreia em alta de 2,8%; conheça o projeto

EIGEN chegou a registrar ganhos superiores a 10% na manhã do primeiro dia de negociações, mas recuou em seguida
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
Imagem da matéria: Bitso, Foxbit, MB e Cainvest se unem para lançar stablecoin pareada em real

Bitso, Foxbit, MB e Cainvest se unem para lançar stablecoin pareada em real

Chamada de BRL1, a stablecoin promete facilitar transações entre exchanges e abrir novas oportunidades de uso no mercado global