Twitter deixa de interagir com Substack em meio a lançamento de rede rival

Ainda não está claro se os problemas de interação entre as plataformas são apenas técnico ou resultantes de possível rivalidade
Computador com logo do Twitter em tela envolto a correntes e cadeado

Foto: Shutterstock

Vários usuários do Twitter relataram nesta sexta-feira (07) que não estão conseguindo interagir com postagens que possuem links para a plataforma Substack, focada em blog pessoal e newsletter. Coincidentemente, ontem, os usuários do Substack relataram não conseguir inserir tweets em seus posts na plataforma.

Ambos os problemas começaram a ocorrer após o anúncio do pré-lançamento do Notes, uma rede social dentro do Substack que possui funcionalidades semelhantes ao Twitter — criando uma situação de possível concorrência entre as marcas.

Publicidade

A coincidência foi apontada pelo autor e palestrante Theo (@tprstly), que afirma: “O Twitter não quer que você o use [o Notes].” Apesar da acusação, ainda não está claro quais são os motivos por trás deste bug que pode, ou não, ser intencional.

O perfil oficial do Substack continua ativo no Twitter. No dia 6 demarço deste ano, a conta comunicou que está verificando o problema de inserção de tweets em sua própria plataforma. Até o momento, não houve atualizações sobre o assunto.

As falhas nas interações com links do Substack dentro do Twitter também foram comentadas por Erik Hoel (@erikphoel) e confirmadas por outros usuários — que reportam não conseguir dar ‘likes’ nem ‘RTs’ em qualquer tweet que leve para o suposto rival.

O caso chamou a atenção da comunidade cripto que é muito ativa no Substack, com diversos autores, produtores de conteúdo, jornalistas, desenvolvedores e entusiastas, compondo parte relevante dos usuários da plataforma, assim como no caso do CriptoTwitter, que protagonizou o pump de Dogecoin (DOGE) nessa semana.

O Notes ainda se encontra em fase de testes, sem data para lançamento.

No início desse ano, a comunidade do Bitcoin também foi apresentada ao concorrente descentralizado do Twitter, o NOSTR.