Imagem da matéria: Tesla, Blockstream e Block vão minerar Bitcoin com energia 100% solar no Texas
(Foto: Shutterstock)

A Blockstream começou a construção da fábrica 100% solar para a mineração de Bitcoin (BTC) no estado americano do Texas com a Block, Inc. e a Tesla.

A parceria foi anunciada em 2021, quando a Block (anteriormente conhecida como Square) alocou US$ 5 milhões ao projeto. De acordo com a Blockstream, a unidade estará pronta até o fim de 2022.

Publicidade

A atividade de mineração com energia solar vai utilizar as telhas fotovoltaicas da Tesla e o equipamento de baterias da Megapack para que opere totalmente com energias renováveis.

Os painéis solares de 3,8 megawatts (ou MW) da Tesla e as baterias de 12 megawatts/hora (ou MWh) irão gerar 30 petahashes por segundo (ou PH/s) de poder de mineração.

A taxa de hashes (ou “hash rate”) se refere ao poder computacional total e combinado para a mineração e o processamento de transações.

Dado que o bitcoin está precificado em quase US$ 43 mil, a unidade poderá minerar quase 4,11 BTC por mês, de acordo com o site CryptoCompare.

Publicidade

Para fins de contexto, a unidade da Blockstream será muito pequena em comparação à operação de 300 MW construída pela RIOT Blockchain na Whinstone U.S., antiga fábrica de alumínio da Alcoa, em Rockdale, no Texas.

Quando a operação da RIOT for finalizada, o local de mais de 400 mil metros quadrados irá gerar 750 MW de energia.

Mas a Blockstream e suas parceiras não necessariamente desejam criar a maior unidade para a mineração de bitcoin da América do Norte. Querem demonstrar que a mineração pode ser feita com energia renovável.

“Este é um passo para provar nossa tese de que a mineração de bitcoin pode financiar a infraestrutura de energia com emissão zero [de carbono] e gerar um crescimento econômico para o futuro”, disse Adam Back, cofundador e CEO da Blockstream, em participação à conferência Bitcoin 2022, em Miami.

Publicidade

Para atingir esse objetivo, a Blockstream planeja criar um painel público para que pessoas possam ver sua produção de energia e de bitcoins. Uma futura versão vai informar o tempo de atividade, o armazenamento de energia e a energia solar que está sendo gerada pelos painéis da Tesla.

Faz tempo que Elon Musk, CEO da Tesla, alega que gostaria que a mineração de bitcoin dependesse mais de fontes de energia renováveis.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Modelo de casa com uma moeda de bitcoin

“É melhor comprar Bitcoin do que imóveis”, diz 3º homem mais rico do México

70% do portfólio pessoal de Ricardo Salinas Pliego é formado por Bitcoin
Imagem da matéria: Bitcoin na tesouraria: de objeto de especulação a ativo institucional | Opinião

Bitcoin na tesouraria: de objeto de especulação a ativo institucional | Opinião

Está crescendo a compreensão de que o Bitcoin pode funcionar como uma reserva estratégica de valor para empresas
Imagem da matéria: Firma de trading anuncia foco total em Bitcoin e crava: "Ethereum fracassou"

Firma de trading anuncia foco total em Bitcoin e crava: “Ethereum fracassou”

Empresa de trading algorítmico diz que comportamento estatístico do ETH se tornou “injustificável” e imprevisível
kucoin logo bitcoin dolares

Kucoin nega perda de enormes quantias de Bitcoin após implementar KYC

Exchange afirma ter 10.306 BTC em custódia e contesta análises que associam queda de reservas à exigência de KYC