Depois de semanas refletindo, F2Pool finalmente decidiu dar suporte aos Bitcoin Core Segregated Witness (SegWit) em ambos Bitcoin e Litecoin.
Dia 14 de Abril, Wang Chun, dono da F2Pool, terceira maior mineradora, anunciou o resultado de uma pesquisa interna conduzida entre os mineradores. Chun revela que 56% dos mineradores dentro da F2Pool foram a favor da SegWit.
As 56% from the poll in favor of segwit & agreed UASF is bad. We’ll respect ur opinion and implement segwit on both BTC & LTC soon. Thanks. pic.twitter.com/bOI8VusM2j
— Wang Chun (@f2pool_wangchun) 15 de abril de 2017
Sim para SegWit, Não para UASF
Em consideração aos seus mineradores e seu suporte em favor da SegWit, Chun e o resto do time da F2Pool acreditaram que sinalizar para a SegWit seria a decisão preferida para ambos. Mais importante, Chun não queria que a comunidade fosse para o lado da UASF, o que, essencialmente, elimina a autoridade dos mineradores no processo de ativação da SegWit.
Samson Mow, Ex-Executivo da BTCC e CSO da BlockSteam declarou que Chun e o time da F2Pool tomaram uma decisão inteligente sinalizando para SegWit, pois reforça ainda mais sua oposição ao UASF e faz um apelo a comunidade Bitcoin.
Mow fala:
“Wang Chun é um cara esperto, SegWit não vai ser ativa sem Antpool, ViaBTC, BTC.TOP, GBMiners, Bitclub, CANOE and Bitcoin.com então ele pode sinalizar agora e ao mesmo tempo estabelecer oposição ao UASF”
Uma das maiores razões pela qual mineradoras como F2Poll são contra a UASF é pelo mecanismo que permite que qualquer pessoa com um node, sem minerar e sem hashrate ative o soft fork numa data fixada. Por exemplo, a UASF, como mencionado, ativaria SegWit dia 15 de novembro desse ano se ganhasse suporte suficiente da comunidade.
Como UASF desconsidra a autoridade dos mineradores, mineradoras e companhias como a F2Pool estão contra esse mecanismo.
Já começaram a minerar blocos SegWit
Com o anúncio do Chun dia 15 de abril, a F2Pool já começou a minerar blocos SegWit. Se a mineradora alocar toda sua hashrate em suporte a SegWit, que representa perto de 9%, o suporte à SegWit passará dos 30% até o final da semana.
Chun e a decisão da F2Pool veio apenas quatro dias após ele fazer uma declaração forte contra a SegWit no Bitcoin.
No dia 12 de Abril, Chun escreveu:
“SegWit será um desastre. Eu não darei suporte à ela no Bitcoin porque eu sou um holder. Eu tentei meu melhor para gostar do Core, mas o Core não me ama. Agora eu sei que Charlie Lee tem um plano B e é chamado de UASF.”
Core é um grupo de desenvolvedores do Bitcoin que apoiam o SegWit. Ainda está obscuro se a F2Pool está de verdade pensando apenas em nos mineradores e na comunidade ou se a sinalização da SegWit é a melhor forma de rejeitar a UASF.