Imagem da matéria: Tecnologia blockchain tem potencial de transformar o mundo como fez a internet
Foto: Shutterstock

Atualmente, você não pode ter uma conversa envolvendo tecnologia sem que o blockchain seja lançado pelo menos uma vez.

Apesar do ceticismo em relação a essa tecnologia, existe uma crença crescente de que o blockchain tem o potencial de transformar o mundo como o conhecemos atualmente.

Publicidade

A tecnologia Blockchain é descrita como um livro transparente e descentralizado que captura transações de maneira eficiente, de forma verificável e permanente.

No entanto, essa definição não é suficiente quando se trata de identificar semelhanças entre a Internet e a tecnologia blockchain, porque a Internet é entendida de várias maneiras.

Consequentemente, este artigo vai descrever as semelhanças entre as duas tecnologias da perspectiva da arquitetura principal da Internet; o protocolo TCP/IP.

O que é TCP/IP

Também conhecido como Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo da Internet, o TCP/IP foi lançado em 1972 como a plataforma que suportava o envio de email no ARPAnet.

O ARPAnet era um sistema de comunicação do Departamento de Defesa dos EUA, que era o precursor da Internet. Essencialmente, esse protocolo retransmite dados, digitalizando-os e dividindo-os em pacotes muito pequenos, contém informações de endereço.

Publicidade

Depois que esses pacotes são transmitidos para a rede, eles podem seguir qualquer rota para o destinatário. Os nós de transmissão e recepção nas bordas da rede quebram e reconstroem os pacotes para decifrar as informações codificadas.

O resultado da introdução deste protocolo foi uma rede pública transparente, distribuída e que não possuía um gatekeeper para supervisionar sua manutenção e expansão.

Esse desenvolvimento removeu o requisito de linhas privadas dedicadas e infraestrutura extensiva necessária para retransmitir informações em estruturas de telecomunicações anteriores, que dependiam da comutação de circuitos.

Após o início do TCP/IP, a inovação da World Wide Web gerou um setor totalmente novo.

Ao explicar os paralelos entre a internet e a tecnologia blockchain, é essencial utilizar as tendências conceituais da adoção da tecnologia. Essencialmente, as tecnologias revolucionárias passam por quatro estágios primários antes de mudar completamente a economia.

Publicidade

Eles incluem:

  • Uso único;
  • Uso localizado;
  • Substituição;
  • Transformação.

A Internet

Essas fases representam a abordagem principal na minha comparação de blockchain e internet. Com isso em mente, vejamos a jornada do TCP/IP por essas fases.

Uso único: esse protocolo foi utilizado para retransmitir mensagens no ARPAnet. Basicamente, permitia mensagens em frente e verso e minimizava consideravelmente as despesas dos sistemas de telecomunicações existentes.

Uso localizado: o que se seguiu foram várias empresas adotando o protocolo como uma forma alternativa de comunicação.

Embora sua aplicação seja principalmente a retransmissão de mensagens, esse uso se espalhou para diferentes setores, em vez de ser restrito ao Departamento de Defesa dos EUA.

A introdução da World Wide Web também gerou várias startups focadas em resolver os requisitos dessa inovação. Por exemplo, a Netscape começou a vender ferramentas de navegador e servidores da Web, enquanto o Yahoo e a AltaVista desenvolveram recursos para acessar informações na Web.

Substituição: Essa fase é caracterizada por modelos de negócios tradicionais que enfrentam uma concorrência direta significativa dos modelos baseados na Internet.

Publicidade

Por exemplo, a Amazon aumentou seu inventário de livros além das livrarias físicas e os disponibilizou para os consumidores a preços acessíveis. Da mesma forma, a CNET levou notícias online de avenidas tradicionais, como jornais e televisão.

Transformação: neste ponto, a internet ultrapassou os modos de vida existentes. Os casos em questão incluem as transformação no varejo do eBay, as alterações na comunicação feitas pelo Skype e a mudança na forma de ouvir música causada pelo Napster.

É evidente que, embora o objetivo inicial do TCP/IP fosse alimentar o email, ele teve um grande impacto na economia e revolucionou várias indústrias.

Tecnologia Blockchain

Agora vamos considerar a tecnologia blockchain. Atualmente, há uma aceitação cautelosa de que suas possíveis aplicações são infinitas. Para colocá-la em perspectiva, vamos considerar essa tecnologia de uma perspectiva de caso de negócios.

Caracteristicamente, as empresas mantêm registros de transações que capturam o desempenho passado e informam estratégias futuras.

Atualmente, essas empresas não possuem um registro mestre de atividades, além do fato de compartilharem seus registros entre os registros privados internos suscetíveis a erros.

Considere um cenário em que um indivíduo está comprando ações. Esse processo acontece em segundos.

No entanto, a troca de propriedade das ações entre as empresas leva algumas semanas. Se as empresas executassem uma blockchain e capturassem essas transações, a transferência de propriedade poderia ser limpa e finalizada tão rapidamente quanto a compra.

Publicidade

Com isso em mente, vamos voltar às quatro fases da adoção da tecnologia.

Uso único: enquanto falamos, é seguro dizer que a tecnologia blockchain já alcançou isso através da introdução do primeiro blockchain que apoiou o início do Bitcoin. Originalmente, a criptomoeda tinha um único utilitário, que era para ser utilizado como forma de pagamento.

Hoje, o blockchain não se limita a ser a plataforma que suporta criptomoedas. Existem vários casos de uso em potencial, como o desenvolvimento de aplicativos distribuídos, sinalizando o fato de que o caso de uso único foi superado até o momento.

Localização: a expectativa é que o blockchain comece a ser aplicado por diferentes organizações. Atualmente, vemos organizações como Nasdaq e Bank of America explorando soluções de blockchain para enfrentar desafios em suas operações.

O Walmart, por outro lado, já implementou a tecnologia blockchain no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos em parceria com a IBM.

Substituição: naturalmente, substituir as estruturas existentes seria o próximo passo. A partir de agora, a blockchain ainda não foi universalmente adotada e esse aspecto representa o desafio mais significativo que a tecnologia está enfrentando atualmente.

Não ajuda que as estruturas existentes tenham sido institucionalizadas há séculos. No entanto, existe a possibilidade de que a substituição possa ser realizada.

Transformação: o componente da blockchain que detém o maior potencial para alcançar uma transformação profunda são os contratos inteligentes. Como a maioria dos compromissos comerciais é impulsionada pela execução de contratos, as possibilidades são ilimitadas.

Mesmo se negligenciarmos o aspecto comercial, as interações pessoa a pessoa também são controladas por contratos em várias disciplinas, incluindo direito, artes, troca de valores, entre outras.

Portanto, é provável que a introdução dessa tecnologia mude drasticamente os processos em vários setores.

Conclusão

Assim como o TCP/IP, a tecnologia blockchain tem o potencial de transformar o mundo como o conhecemos. Substancialmente, a primeira fase do caso de uso único foi superada e os projetos localizados estão crescendo todos os dias. Como tal, os paralelos entre essas tecnologias são aparentes.

Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019 atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.