Imagem da matéria: STEPN: criptomoeda de app que recompensa corrida do usuário valoriza 1.750% no mês
(Imagem: Divulgação)

Após a febre dos jogos play-to-earn, parece que uma nova tendência chamada move-to-earn está chegando no mercado cripto com o STEPN, um aplicativo que recompensa a corrida do usuário com criptomoedas.

O STEPN é um aplicativo fitness construído na blockchain da Solana que permite que os usuários comprem NFTs de tênis que duram um determinado período de tempo. 

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Em posse desse NFT, o usuário pode se exercitar e ganhar recompensas que podem ser em forma do token nativo do jogo, Green Satoshi Token (GST), ou do token de governança, Green Metaverse Token (GMT).

Quando o GMT começou a circular no mercado no dia 9 de março, valia só US$ 0,13. Menos de um mês depois, a moeda alcançou um recorde de preço de US$ 3,11, registrado nesta sexta-feira (1º).

A moeda é negociada atualmente a US$ 2,88, em alta de 30% apenas nas últimas 24 horas, segundo o CoinMarketCap. A porcentagem fica pequena quando comparada ao crescimento de 1.757% que a GMT acumula no mês.

Por que o GMT está valorizando?

O cofundador do STEPN, Jerry Huang, disse em janeiro ao The Block, que o aplicativo poderia gerar para um jogador, naquela época, de US$ 20 a US$ 30 por dia caminhando/correndo 10 minutos, e um jogador experiente poderia ganhar US$ 300 a US$ 450 por dia caminhando/correndo por uma hora. 

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A alta recompensa que o aplicativo poderia gerar não demorou para atrair um grande número de novos usuários. Segundo dados do STEPN divulgados ontem (31), a plataforma conta atualmente com mais de 200 mil usuários ativos mensais e 90 mil usuários ativos diários.

Além das recompensas, ago que ajuda a entender a popularidade do STEPN são os esforços da startup australiana que lidera o projeto em firmar parcerias com empresas importantes, tanto do setor cripto como fora dele.  

A primeira arrecadação de fundos do projeto aconteceu em janeiro, e contou com a participação de empresas como Solana Ventures, Alameda Research e Sequoia Capital India.

Já em março, a Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo, entrou em jogo e anunciou que lançaria o novo token de governança do STEPN dentro do seu programa Launchpad.

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No dia 9 de março, foram 420 milhões de GMT vendidos na plataforma, cerca de 7% da oferta total da moeda, para mais de 130 mil investidores que participaram do programa de compra antecipada.

Depois disso, o GMT também foi listado em outras exchanges importantes como a Huobi Global, FTX, OKX e Gate.io. O aumento das negociações da moeda garantiu a criptomoeda do STEPN a 65ª posição no ranking das maiores criptomoedas do mercado do do CoinMarketCap, batendo uma capitalização recorde de US$ 1,8 bilhão nesta sexta.

Agora, circulam boatos de que a empresa está trabalhando com importantes marcas esportivas. Na terça-feira (29), o Twitter oficial do STEPN publicou uma arte digital em que é possível ver o logo de empresas que o projeto já é parceiro, como a Binance, mas também de marcas como a Nike, Adidas, Asics e Head.

De acordo com a comunidade de apoiadores do jogo, isso seria um sinal de que o projeto poderia atingir um novo patamar ao se unir com empresas de peso do mundo dos esportes — uma informação não confirmada mas que está ajudando a alimentar o hype em torno do STEPN.

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