Fãs de jogos superclássicos, como Paciência e Sudoku, agora podem se divertir com uma dinâmica familiar, mas com o benefício extra de obter recompensas em bitcoin (BTC), a maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado.
Isso se tornou possível graças à longa parceria entre a startup com foco em jogos de bitcoin Zebedee – empresa que tem entre seus fundadores o brasileiro André Neves – e o estúdio londrino de jogos para celular Viker, que uniram esforços para levar recompensas em cripto para três jogos populares.
Leia também: Os brasileiros que estão dominando a indústria de criptomoedas no exterior
Além do clássico jogo de cartas Paciência e o quebra-cabeças de lógica Sudoku, a lista também inclui “Missing Letters”, em que jogadores precisam identificar qual letra está faltando em cada palavra.
“Esses jogos são jogados por literalmente bilhões de pessoas por centenas de horas há muitos anos. Porém, até agora, nenhuma delas conseguiu ganhar nada pelo tempo [gasto]. Por que continuar com isso quando agora estamos em uma era em que jogos podem te recompensar com mais do que apenas diversão?”, disse Dan Beasley, cofundador da Viker, em um comunicado compartilhado com o Decrypt.
De acordo com Beasley, Viker possui o maior portfólio “play to earn” de jogos casuais, com mais de 500 mil jogadores ganhando bitcoin todo mês.
Em relação ao “Wheel of Trivia” e “Balls King” — alguns dos jogos de bitcoin que já haviam sido lançados pela parceria entre as duas empresas —, jogadores não precisam de configurações técnicas ou conhecimento técnico prévio sobre cripto.
Tudo o que jogadores precisam é de uma “GamerTag” (um nome de usuário para seu perfil no ecossistema Zebedee) no aplicativo da Viker, onde a interação com o jogo vai acontecer, e pressionar “withdraw” (ou “sacar”) para ver as moedas obtidas aparecerem no aplicativo da Zebedee.
Jogos de bitcoin na rede Lightning
A carteira de jogos da Zebedee, disponível via aplicativos móveis e extensões para navegador, foi desenvolvida na rede Lightning do Bitcoin — uma solução de escalabilidade em segunda camada que visa tornar transações com bitcoin quase instantânea e mais baratas.
“Não existe uma forma melhor de apresentar mecanismos de última geração e play to earn para um amplo público de jogadores do que levar jogos que pessoas já conhecem e amam e atualizá-los com bitcoin, de forma tranquila e sem distrações”, explicou o CEO da Zebedee, Simon Cowell.
De acordo com Cowell, títulos como Paciência e Sudoku “basicamente não passaram por uma inovação significativa nos últimos anos”. Porém, graças a ferramentas inovadoras, como recompensas em bitcoin, “ainda mais jogadores agora podem se divertir com uma experiência de jogabilidade mais recompensadora com os jogos que adoram”.
A notícia desta terça-feira (26) acontece logo após de a Zebedee ter arrecadado US$ 35 milhões em uma rodada de financiamento “series B” — quantia concedida quando uma empresa atinge certos objetivos e não está mais na etapa inicial de desenvolvimento — liderada pelo Kingsway Capital, com participação de diversos outros investidores, incluindo a publicadora do jogo “Final Fantasy”, Square Enix.
Este ano, a Zebedee havia integrado os serviços da empresa de pagamentos cripto MoonPay para simplificar o processo de interação com jogos desenvolvidos na Lightning Network do Bitcoin.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!