Solana volta a processar operações após ficar 5 horas fora do ar

Rede da Solana caiu logo pela manhã e após a implementação de uma atualização de software dos validadores, voltou a funcionar normalmente
Pessoa segurando celular onde aparece Sola SOL

Foto: Shutterstock

Após ficar cerca de cinco horas com a rede paralisada, a Solana voltou a a processar operações por volta das 12h (horário de Brasília) desta terça-feira (6), intervalo em que seu token SOL sofreu forte oscilação, caindo de cerca de US$ 97 para menos de US$ 94, recuperando as perdas conforme a rede voltava ao normal.

A paralisação ocorreu quase um ano depois que a rede Solana ficou fora do ar por quase dois dias em abril de 2023.

Publicidade

Laine, um validador Solana, explicou em uma postagem no X que “a rede Solana está de volta, houve um breve período de resolução de fork depois que a supermaioria foi alcançada, mas agora estamos vendo novos blocos enraizados e slots finalizados avançando”.

Já a Solana informou que “a produção de blocos na rede principal beta foi retomada após uma atualização bem-sucedida para v1.17.20 e uma reinicialização do cluster pelos operadores validadores”.

“Os engenheiros continuarão monitorando o desempenho à medida que as operações da rede forem restauradas”, disse a Solana ressaltando que seus contribuidores estão trabalhando em um relatório de causa raiz, que será disponibilizado assim que concluído.

Os operadores de nós foram informados no canal Discord da Solana que a falha na atualização para o software mais recente resultaria na perda do status de delegação para a blockchain. Isto significa que os operadores dos nós deixariam de receber recompensas e a rede poderia tornar-se menos segura, uma vez que os nós seriam menos distribuídos.