Uma associação indevida com o grupo sul-coreano de k-pop BTS resultou na suspensão da licença de uma corretora de criptomoedas para operar em Singapura. Trata-se da Bitget, empresa que patrocina o Juventus, maior time de futebol da Itália e que até pouco tempo atrás era o clube onde atuava Cristiano Ronaldo.
A suspensão da corretora em Singapura foi noticiada pelo jornal britânico Financial Times. Outro veículo, o The Guardian, confirmou que a empresa retirou de seu site o logo da agência reguladora do país asiático.
A Bitget foi punida por promover um token chamado “Army Coin”, uma referência à legião de fãs do BTS que se autointitula “BTS Army”.
Porém, o grupo sul-coreano, principal atração pop do mundo no momento, não tem ligação com o token.
Pelo contrário: a HYBE, empresa que gerencia a carreira dos artistas, já tinha ameaçado entrar com uma ação judicial em outubro pelo fato de a corretora usar sem autorização uma imagem do grupo para promover o token.
A companhia afirma possuir autorização das agências reguladoras do Canadá, Estados Unidos e Austrália.
A exchange diz que seu negócio foi avaliado em mais de US$ 1 bilhão na última rodada de aportes e que possui 1,5 milhão de usuários ao redor do mundo.
NFTs do BTS
Não é a primeira vez que o BTS e o mundo de criptomoedas se encontram. A HYBE anunciou em novembro que irá entrar no mercado de NFTs. Os tokens serão comercializados por meio de uma parceria com a Dunamu, decacórnio dono da exchange Upbit.
O termômetro do Twitter mostrou que a novidade não foi bem recebida pela comunidade de fãs do BTS. A principal queixa é a questão ambiental.
Para ser gerado, o NFT precisa, em média, de ainda mais gasto de energia elétrica do que uma criptomoeda. O gasto em si tem muitas variáveis: em qual blockchain é feito, qual a fonte de energia usada pelos mineradores, se o sistema adota o método ‘proof of work” ou “proof of stake”.
A questão é que em setembro o grupo BTS participou de um evento das Nações Unidas (ONU) que apresentou Objetivos Sustentáveis para o mundo. O movimento fez o grupo e seus milhões de fãs colocarem a agenda ambiental como prioritária.