Imagem da matéria: Ser trader não é para quem está sem nada pra fazer em casa
Foto: Shutterstock

Estamos vivendo uma situação atípica e não planejada, pois além de estarmos “presos” em nossas residências, o nível de aflição aumentou exponencialmente. Sentir-se angustiado frente à tamanha adversidade e incerteza é normal.

Uma maneira “fácil” de lidar com este sentimento é utilizando alguma plataforma de trade. Além de entreter por um longo período, pode ser a “solução de todos os problemas”. Afinal, se você conseguir extrair uma renda disto, se tornará independente financeiramente, além de poder trabalhar de forma remota, sem chefes. 

Publicidade

Juro que esta é uma das maiores roubadas que alguém pode fazer na vida, não importa o quão experiente você é no trade.

Mas tá todo mundo ganhando….

No caso do iniciante, o problema mais óbvio é a falta de experiência na gestão de risco. Vai ganhar algumas, perder outras, mas provavelmente vai arriscar mais do que deveria em algum momento e perder tudo. Sem contar o risco de cair em algum golpe.

Lembre-se que num mercado em alta, conhecido como bull market, são todos gênios. Isto aconteceu no universo das criptomoedas em 2017 e está se repetindo no mercado acionário nos últimos 3 meses.

Houve uma forte alta por conta da injeção descontrolada de dinheiro por parte dos Bancos Centrais, além da expectativa de uma vacina para a COVID-19. No momento não é possível afirmar que a crise passou, pelo contrário.

Publicidade

Tranquilo, tenho experiência…

No caso do trader experiente, o problema é o que chamamos de “overtrade”, exagerar na quantidade de trades. A angústia e excesso de tempo livre vão levá-lo a acompanhar a o noticiário e movimentação dos ativos mais vezes ao dia, consequentemente aumentando o número de ideias e até mesmo remorsos sobre as posições já montadas.

Não importa se você negocia ações, criptomoedas, fundos imobiliários ou renda fixa. O efeito será exatamente o mesmo: prejuízos irrecuperáveis. Ao invés de tentar ganhar um dinheiro “fácil” e “rápido”, gaste este tempo buscando aprimorar os conhecimentos que o fizeram chegar até aqui, onde você se encontra hoje. Lembre-se: se houvesse uma estratégia simples de ganhar dinheiro, estaríamos todos fazendo isto.

Contornando o problema

Quer sugestões saudáveis pra conter essa angústia? Faça cursos online sobre marketing digital, programação, gestão de projetos, ou qualquer assunto de seu interesse. Udemy, Coursera e Eduk estão entre as plataformas com material em português. 

Quer aprender sobre finanças? Há canais no Youtube muito bons: Economista Sincero; TradersClub; Eu quero investir. Busque conteúdo que vá esclarecer suas dúvidas e sugerir áreas de estudo, ao invés de simplesmente tentar profetizar as próximas “Magazine Luizas” da bolsa.

Publicidade

Sobre o autor

Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017, faz arbitragem e trading de criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Portal do Bitcoin está entre os 10 maiores perfis de finanças nas redes sociais, segundo ANBIMA

Portal do Bitcoin está entre os 10 maiores perfis de finanças nas redes sociais, segundo ANBIMA

ANBIMA e Ibpad lançam a 7ª edição do Finfluence, estudo que analisa as maiores contas de finanças nas redes sociais