Imagem da matéria: Senai abre licitação para desenvolvimento de software com  blockchain
Foto: Shutterstock

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) abriu uma nova licitação para a contratação de uma empresa ou desenvolvedor que crie para a instituição um novo software com uso da tecnologia blockchain.

O pedido que foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27) parte da filial de Rio Grande do Sul (RS) do Senai, mas não contém mais detalhes sobre as razões pelas quais essa licitação foi aberta.

Publicidade

No site da Fundação dos Servidores do Sesi no Rio Grande do Sul (FIERGS), onde o processo de licitação tramita, o número do pedido ainda não consta no sistema.

A assessoria do SENAI foi procurada para dar mais informações sobre o software baseado em blockchain que pretende contratar, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.

Por fim, a licitação informa que a data e hora para encerramento de análise da proposta se encerram no dia 6 de fevereiro, às 14h.

De olho na blockchain

O Senai não é o único órgão governamental que parece estar interessado pela tecnologia que sustenta as criptomoedas do mundo.

Publicidade

A prefeitura de São Paulo recentemente incluiu o termo blockchain na sua nova Lei Municipal de Acesso a Dados e Transparência, sancionada no início de janeiro, com definições sobre a tecnologia em uma sinalização de que ela poderá ser adotada na cidade.

A definição de tecnologia blockchain aparece no artigo 3º do Capítulo II da lei 17.901/23, na parte reservada a trazer definições, princípios e objetivos da lei.

O texto então define blockchain como “tecnologia equivalente a um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede de computadores”. 

No parágrafo seguinte, a lei explica que dados em formato blockchain “são dados gerados a partir de transações em uma rede blockchain sem risco de sofrerem alterações e/ou fraudes”.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Tom Brady é ridicularizado por ligação com FTX em especial da Netflix

Tom Brady é ridicularizado por ligação com FTX em especial da Netflix

Brady e sua ex-esposa, Gisele Bündchen, adquiriram uma participação acionária na falida FTX em 2021
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
Imagem da matéria: Reguladores afirmam que Coinbase não pode obrigá-los a criar regras “do zero” para setor de criptomoedas

Reguladores afirmam que Coinbase não pode obrigá-los a criar regras “do zero” para setor de criptomoedas

Em um processo judicial, a SEC argumentou que a Coinbase não pode exigir que o regulador escreva novas regras para o setor cripto
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos