Imagem da matéria: SegWit2x Vai Falhar, Diz Desenvolvedor do Bitcoin Core

O desenvolvedor do Bitcoin Core, Luke Dashjr, afirma que o objetivo do SegWit2x, uma proposta que busca resolver o conflito ao ativar o SegWit e aumentar o tamanho do bloco para permitir transações mais rápidas, é bloquear o SegWit.

No medium, Dashjr diz que o beta da SegWit2x pode ser dividido em cinco categorias. Ele começa com a marca, a parte mais simples. Bitcoin Core 0.14.1 tornou-se btc1 Core 1.14.3. A observação mais interessante aqui é que ele é baseado no antigo 0.14.1 em vez do 0.14.2 que corrigiu vários bugs, como a vulnerabilidade miniupnpc.

Publicidade

Dashjr também não entende o motivo do testnet5, um novo testnet. Se alguém quisesse testar uma mudança de bitcoin, eles fariam isso como uma mudança para testnet em vez de fazer um novo. Ele não vê por que um novo testnet foi desenvolvido.

Leia Também: Rede do Bitcoin Mostra 80% de Suporte à SegWit2x

BIP91: Uma Possível Solução para o Bitcoin

Algumas mudanças de política ocorrem imediatamente após a mudança para o btc1, mesmo antes de um hard ou soft fork. As transações agora podem usar até 32k sigops em vez do limite de 16k do Core.

Tamanho do Bloco e Limite de Sigop

Mineradores e pools de mineração ligados ao código btc1 que reivindicam suporte ao SegWit serão avisados que o limite de tamanho do bloco é de 8 MB e o limite sigop de 160k. Esta última parte é provavelmente um erro, uma vez que deve aguardar o hard fork para ativar. Na prática, isso não faz diferença porque o modelo de bloco fornecido não transbordará o limite. Dashjr não tem conhecimento de nenhum minerador que adicionará transações que atinjam esse limite.

Btc1 tem o bem conhecido BIP91 que limita a ativação do SegWit a 80% durante alguns dias no bit 4. Isso é basicamente o mesmo que o BIP148, embora forneça aos mineradores um hashrate de 20%, como a Bitmain, um veto.

Publicidade

O Hard Fork

O Hard Fork ativará em 12.960 blocos, 90 dias, após a ativação do SegWit, não importando como ela seja ativada. Então, mesmo que a Bitmain bloqueie o SegWit2x, os nós do btc1 ainda terão um hardfork 90 dias após o SegWit ser ativado pelo BIP148. Um hard fork não ocorrerá se o SegWit não for ativado, mas o BIP148 irá ocorrer, então ele será ativado.

O hard fork inclui um limite máximo de tamanho de bloco de 8 MB, com o código ofuscado para se parecer com um bloco de 2 MB, um limite máximo de sigop de 160k (feito para parecer 20k) e um limite máximo de peso de bloco de 8 MB (com tamanho típico de bloco de 4 MB).

O primeiro bloco sob as regras do hard fork exige mais de 1 MB de dados sem SegWit. Dashjr acredita que isso poderia ter sido melhor feito usando o bit do hard fork para evitar que os reorgs também afetem os clientes “SPV”.

De acordo com Dashjr, 4 a 8 MB de tamanho de bloco, não faz sentido. Até mesmo 1 MB de blocos provaram ser perigosos para o bitcoin. Ele não prevê consentimento para o hard fork em qualquer circunstância, além de um soft fork para manter o tamanho razoável. Mas mesmo assim, ele não apoiaria a proposta.

Publicidade

Hard Fork do SegWit2x Falhará

Dashjr observa que ele não é o único que levanta essas questões, e ele afirma que o hard fork da SegWit2x irá falhar.

O propósito real da SegWit2x, de acordo com Dashjr, é bloquear o SegWit. Ele vê isso como uma distração para o soft fork BIP148 que já se implantou de forma irreversível na rede. Ao promover o BIP91 e o SegWi2x para serem uma alternativa ao BIP148, os mineradores estão realmente fazendo outra força para recuperar seu veto, algo que existe apenas como uma forma de o Bitmain bloquear toda a iniciativa no último minuto.

Se não for atingido o suficiente para o BIP148 em agosto, a Bitmain ganha a chance de executar um ataque a blockchain, e dividi-la e enrolar os nós desatualizados para seguir sua cadeia inválida, tornando-se financeiramente dependente dele antes de entender a ocorrência do ataque.

A única resposta é criar consciência do BIP148 e assegurar que a maior parte da possível tenha atualizado antes de agosto, diz Dashjr. Mesmo aqueles que se opõem ao SegWit devem fazer com que todos atualizem para o BIP148, o que não proíbe o SegWit2x ou exige que qualquer um, incluindo os mineradores, suportem o SegWit.

BIP148 apenas exige que os mineradores não possam mais parar os outros de adotar o SegWit. Com apoio suficiente, os mineradores não conseguem executar uma divisão na blockchain contra nós antigos sem ter uma perda financeira.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin chegam ao 9º dia consecutivo de entradas

Os ETFs de Bitcoin negociados nos EUA já captaram US$ 1,9 bilhão nos últimos nove dias
Moedas de bitcoin empilhadas em formato de torre

Alta do Bitcoin vai além de Trump e fundamentos mostram possível forte recuperação, diz analista

Beto Fernandes, analista da Foxbit, afirma que os próprios fundamentos do Bitcoin explicam a valorização e ressalta relação oferta e demanda
Donald Trump é fotografado em comício nos EUA

Trump quase baniu o Bitcoin em 2020, mas uma pessoa o impediu

“Trump não acredita em nada além de si mesmo”, disse o executivo da Block Inc., Mike Brock
Imagem da matéria: Fundos de Bitcoin registram 5ª maior captação semanal da história

Fundos de Bitcoin registram 5ª maior captação semanal da história

Mais de US$ 1,4 bilhão foram investidos em fundos de criptomoedas nos últimos sete dias, o triplo da semana anterior