Imagem da matéria: Secretário do Tesouro dos EUA Conecta Bitcoin com Conta Suíça Offshore

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, emitiu um aviso de que o bitcoin tem todas as características para ser a próxima “Conta bancária suíça”, expressando preocupações de que o bitcoin poderia ser tratado como uma conta offshore para lavagem de dinheiro. Isso de acordo com a resposta de Mnuchin a uma pergunta sobre bitcoin no Economic Club de Washington nos últimos dias, conforme relatado pela Bloomberg.

Mnuchin disse que o Tesouro dos EUA está “muito concentrado” nas criptomoedas, comprometendo-se a trabalhar com o Grupo dos 20 países (G20) para impedir que as moedas digitais, como o bitcoin, aumentem para o status de uma versão digital de uma conta bancária suíça. Por exemplo, Mnuchin apontou os Estados Unidos como um modelo, por causa do protocolo de conhecimento do cliente (KYL) para companhias de carteira digital incorporadas na legislação norte-americana. Isso dá ao governo dos EUA uma maneira de rastrear as criptomoedas para combater a lavagem de dinheiro e outras atividades nefastas. Mas a regra nem sempre está presente em todos os países.

Publicidade

“Se você tem uma carteira para possuir bitcoins, essa empresa tem a mesma obrigação de um banco saber sobre você como cliente. E nós podemos acompanhar essas atividades.” O resto do mundo não tem isso, então uma das coisas em que trabalhamos muito de perto com o G-20 é garantir que isso não se torne uma nova conta bancária Suíça”, disse Mnuchin.

O outro lado da criptomoeda em que Mnuchin se preocupa é a especulação ligada a negociação, o que ele sugeriu que colocava os consumidores em risco.

Bitcoin não é o problema, é a solução

 

Como pode-se observar, a maior potência do mundo está preocupada em como controlar os usuários de bitcoin. Em saber como eles estão gastando e o que estão fazendo com seu dinheiro.

O graciosidade das criptomoedas é justamente essa. Tirar o governo do controle das finanças individuais. Apesar de ser totalmente transparente através do blockchain e ser possível saber a movimentação de determinado endereço, não é possível saber o dono da carteira.

O bitcoin não inventou a lavagem de dinheiro e também não inventou o mercado negro. Esses ”crimes” sempre aconteceram e continuarão acontecendo mesmo se não existisse criptomoedas.

Publicidade

Portanto, o futuro será sombrio para os governos e brilhante para os indivíduos.

Leia Também: Bitcoin Supera Todas as Moedas Fiduciárias pelo Terceiro Ano Consecutivo

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Imagem da matéria: EUA acusam  2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

EUA acusam 2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

O Departamento de Justiça acusou Daren Li e Yicheng Zhang de orquestrar um esquema com criptomoedas de “abate de porcos”
Moedas de ethereum à frente de ilustração de cadeado

A SEC vai finalmente aprovar os ETFs de Ethereum? Entenda

Vence no fim desta semana o prazo para a SEC aprovar ou não alguns pedidos de ETFs de Ethereum e a expectativa agora é mais positiva do que nunca
Imagem da matéria: Semana Cripto: ETFs de Ethereum recebem sinal verde; Dogecoin dispara com tweet de Elon Musk

Semana Cripto: ETFs de Ethereum recebem sinal verde; Dogecoin dispara com tweet de Elon Musk

Muitas coisas inesperadas aconteceram esta semana, mas o mercado estava atento e engajado