Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance
Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance (Foto: Piaras Ó Mídheach/Web Summit)

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) disse na sexta-feira (9) que, apesar do acordo bilionário da Binance com o Departamento de Justiça (DoJ), o processo contra a corretora no órgão deve avançar.

A SEC argumentou que as confissões da Binance e do então CEO, Changpeng Zhao, o ‘CZ’, mostram méritos em favor de seu processo, ou seja, comenta o Bloomberg, reforça seu próprio caso contra a maior exchange de criptomoedas do mundo.

Publicidade

Vale lembrar que tanto a Binance quanto CZ pediram ao Tribunal Federal em Washington que rejeitasse o processo da SEC, o que incomodou o regulador. Agora, o órgão espera que a justiça considere as confissões também em seu favor.

No mês passado, o governo dos Estados Unidos aplicou uma multa de US$ 4,3 bilhões (R$ 21 bilhões) na Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, no que entrou para a história como uma das maiores penalidades corporativas já vistas nos EUA.

O pagamento da multa, a demissão do CEO e o comprometimento de encerrar todas as operações nos EUA fazem parte de um acordo entre a empresa e o governo para encerrar as investigações criminais contra o grupo. 

Isso porque a Binance admitiu ter permitido transações com o Hamas e outros grupos terroristas na plataforma, o que culminou em várias acusações criminais contra a entidade, incluindo falhas no combate à lavagem de dinheiro, operação de negócios de transmissão de dinheiro não licenciado e violação de sanções dos EUA. 

VOCÊ PODE GOSTAR
donald trump

Donald Trump promete tornar os EUA a “superpotência indiscutível do Bitcoin”

Discurso de três minutos marca a primeira vez na história que um presidente em exercício se dirige a uma conferência da indústria cripto
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Solana exclui anúncio controverso após reação negativa da comunidade

Manhã Cripto: Solana exclui anúncio controverso após reação negativa da comunidade

Postagem da Solana apresentava temas patrióticos e uma aparente mensagem política, especialmente contra a diversidade de gênero
Imagem da matéria: Homem da Califórnia é condenado por usar Bitcoin para lavar lucros da venda de MDMA na dark web

Homem da Califórnia é condenado por usar Bitcoin para lavar lucros da venda de MDMA na dark web

Condenado trocava Bitcoin por moeda americana, lavando o dinheiro por meio de “centenas de transações e dezenas de contas financeiras”
Donald Trump e os gêmeos Winklevoss. Imagem: Tyler Winklevoss

Corretora dos gêmeos Winklevoss, Gemini entra com pedido de IPO nos EUA

Pessoas familiarizadas com o assunto revelaram que o IPO envolve Goldman Sachs e Citigroup