Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance
Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance (Foto: Piaras Ó Mídheach/Web Summit)

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) disse na sexta-feira (9) que, apesar do acordo bilionário da Binance com o Departamento de Justiça (DoJ), o processo contra a corretora no órgão deve avançar.

A SEC argumentou que as confissões da Binance e do então CEO, Changpeng Zhao, o ‘CZ’, mostram méritos em favor de seu processo, ou seja, comenta o Bloomberg, reforça seu próprio caso contra a maior exchange de criptomoedas do mundo.

Publicidade

Vale lembrar que tanto a Binance quanto CZ pediram ao Tribunal Federal em Washington que rejeitasse o processo da SEC, o que incomodou o regulador. Agora, o órgão espera que a justiça considere as confissões também em seu favor.

No mês passado, o governo dos Estados Unidos aplicou uma multa de US$ 4,3 bilhões (R$ 21 bilhões) na Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, no que entrou para a história como uma das maiores penalidades corporativas já vistas nos EUA.

O pagamento da multa, a demissão do CEO e o comprometimento de encerrar todas as operações nos EUA fazem parte de um acordo entre a empresa e o governo para encerrar as investigações criminais contra o grupo. 

Isso porque a Binance admitiu ter permitido transações com o Hamas e outros grupos terroristas na plataforma, o que culminou em várias acusações criminais contra a entidade, incluindo falhas no combate à lavagem de dinheiro, operação de negócios de transmissão de dinheiro não licenciado e violação de sanções dos EUA. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Trump se apresenta como ‘criptopresidente’ em evento de arrecadação de fundos

O candidato presidencial republicano dobrou sua postura pró-cripto durante evento em São Francisco, EUA
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Nigéria retira acusações contra executivos da Binance, mas mantém exchange na mira

Dois executivos da Binance foram afastados das acusações de evasão fiscal por uma agência nigeriana, mas ainda enfrentam um caso de lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: Hashdex entra com pedido para lançar ETF de Bitcoin e Ethereum nos Estados Unidos

Hashdex entra com pedido para lançar ETF de Bitcoin e Ethereum nos Estados Unidos

A gestora de fundos apontou no formulário de aplicação que terá como parceiros custodiantes dos ativos a Coinbase, LLC e a BitGo
Donald Trump é fotografado em comício nos EUA

“Pharma Bro” afirma que filho de Donald Trump é o real dono da memecoin DJT

Após revelar seu envolvimento na criação da memecoin TrumpCoin (DJT), “Pharma Bro” agora diz que o filho do ex-presidente Donald Trump é o verdadeiro dono do token