Imagem da matéria: SEC adia mais uma vez a decisão do ETF de Bitcoin da VanEck
(Foto: Shutterstock)

A decisão sobre o ETF do Bitcoin que deveria sair esse mês foi mais uma vez adiada pela Securities and Exchange Commission (SEC).

O órgão emitiu nessa segunda-feira (20) um documento comunicando a instauração de processo para analisar a proposta de uma regra que permitiria ao VanEck SolidX Bitcoin Trust emitir e listar suas ações.

Publicidade

De acordo com o documento 12 páginas, o órgão equivalente a Comissão de Valores Mobiliários  nos Estados Unidos havia pedido comentários do público.

Esses comentários deverão ser entregues com prazo de 21 dias a partir da publicação do pedido no Registro Federal, e refutações a esses comentários, com prazo de 35 dias após essa publicação.

“A instância do processo não indica que a Comissão tenha chegou a quaisquer conclusões em relação a qualquer uma das questões envolvidas. Pelo contrário, como descrito abaixo, a Comissão procura e incentiva as pessoas interessadas a apresentarem observações sobre a proposta de mudança de regra”.

Segundo informações da Coindesk, isso deverá atrasar bastante a liberação do ETF ( fundos de investimento em bolsas) para o Bitcoin.  Na publicação é citada um post feito pelo advogado Jake Chervinsky no seu Twitter.

Publicidade

Para Chervinsky, há o risco dessa decisão sair apenas em outubro.

“O novo prazo de VanEck é 19 de agosto. A SEC pode e provavelmente irá adiar mais uma vez o prazo final de 18 de outubro”.

Preocupação da SEC

Assim como no passado,  o órgão temia por manipulação de mercado, liquidez, crimes financeiros e outras questões que embasaram as rejeições, desta vez vem com um discurso de cautela.

Nisso, busca ouvir interessados no mercado sobre essas questões incluindo sobre o impacto de volume negociado e do risco de haver manipulação em contratos futuros de bitcoins.

O fato é que a SEC tem postergado a cada dia qualquer decisão sobre a aprovação de qualquer ETF de Bitcoins nos Estados Unidos.

Publicidade

Postergando a decisão

No último dia 14, a agência reguladora havia expedido um anúncio semelhante a esse. O órgão resolveu adiar o parecer do produto financeiro da Bitwise (Bitwise Bitcoin ETF).

O fundo de investimento da Bitwise seria negociado na Bolsa de Valores de Nova York Arca (NYSE), bolsa subsidiária da Intercontinental Exchange.

O caso do ETF VanEck/SolidX já é antigo. Esse ETF foi registrado pela primeira vez no ano passado com o Cboe BZX, mas foi retirado em janeiro devido a uma paralisação do governo de longa duração.

A Cboe BZX havia registrado seu pedido em junho do ano passado. Ela pretendia rastrear e operar bitcoins como fundos de índices comercializados como ações (da sigla ETF para Exchange Traded Funds) em parceria com a ETF VanEck / SolidX.

Depois que a paralisação do governo americano encerrou, as empresas reapresentaram a proposta em 30 de janeiro. Essa proposta agora está sendo analisada.

Publicidade

Compre Bitcoin na Coinext

Baixe agora o aplicativo (Android e iOS) da corretora de criptomoedas mais avançada do Brasil. A mesma segurança e agilidade, em qualquer lugar, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 6 dias de entradas com saídas de US$ 400 milhões

Mesmo que o Bitcoin caia, “esperamos que os investidores vejam isso como uma atraente oportunidade de entrada, injetando nova liquidez”, diz analista
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Elon Musk CEO da Tesla

Investidores de Dogecoin desistem de ação coletiva de US$ 248 bilhões contra Elon Musk

Um juiz federal em Manhattan havia decidido anteriormente que as declarações públicas de Elon Musk sobre a Dogecoin eram “ambiciosas e exageradas”
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”