A Binance anunciou no final da tarde de terça-feira (07) que seu sistema de depósitos e saques em reais está suspenso por estar passando por instabilidades. Segundo a empresa, quem já fez operações deve aguardar 24 horas para a compensação do valor.
A corretora afirma que não é necessário acionar o suporte, e que assim que o problema for resolvido irá processar todas as ordens.
A assessoria de imprensa da empresa informou ao Portal do Bitcoin que o problema é uma consequência da falha no Amazon Web Services (AWS), servidor na nuvem operado pela Amazon. O parceiro bancário da Binance, o Capitual, é atendido pelo sistema, o que causou a suspensão.
O problema na AWS derrubou gigantes como iFood, Disney+ e o jogo League of Legendes (LoL). A Amazon já disse no site oficial do serviço que “a causa raiz deste problema é uma deficiência de vários dispositivos de rede na região Oeste dos Estados Unidos”.
Segundo a empresa, por volta de 8h30 (horário de Brasília) muitos sistemas já haviam voltado ao normal, porém ainda ocorriam falhas em sistemas SSO, Connect, API Gateway, ECS/Fargate e EventBridge.
A última atualização de status foi feita às 9h30 e afirma que o problema foi resolvido e que a empresa agora trabalha em como compensar os problemas causados.
O anúncio da Binance foi feito pelo seu perfil de Twitter em português:
Serviço estabilizado
A Capitual informou ao Portal do Bitcoin que as operações já foram estabilizadas e confirmou que teve problemas com serviço da Amazon.
“O Capitual informa que a plataforma de operações está estabilizada e opera em tempo real para os clientes da CapConta e usuários dos seus parceiros.
Ontem (07/12) foi verificada uma instabilidade em datacenter da Amazon AWS que causou instabilidade no tráfego da internet a nível mundial. Os engenheiros do Capitual tomaram medidas imediatas para garantir a segurança dos usuários do CapConta e outros serviços do Capitual.
O Capitual pede desculpa por eventuais transtornos e esclarece que as operações de envio e recebimento de transações bancárias já foram processadas e a totalidade será atendida até o final do dia.”
Atualização: foi incluída, após a publicação do texto original, a posição da empresa Capitual.