Sam Altman volta a ser o CEO da OpenAI

Em uma declaração após sua reintegração, Altman disse: “Eu amo a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter essa equipe unida”
Sam Altman CEO da OpenAi e ChatGPT

Sam Altman, CEO da OpenAi (Foto: Shutterstock)

Sam Altman voltará a ser CEO da empresa de inteligência artificial OpenAI, dias depois de ter sido destituído em um golpe da diretoria.

A desenvolvedora do ChatGPT anunciou que havia chegado a um “acordo em princípio” para que Altman retornasse à empresa, acrescentando que estava “colaborando para descobrir os detalhes”.

Publicidade

Em uma declaração no Twitter após sua reintegração, Altman disse: “Eu amo a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter essa equipe e sua missão unidas”. Ele acrescentou que “está ansioso para voltar à OpenAI”.

Juntamente com o retorno de Altman, a OpenAI nomeará uma nova diretoria, composta pelo presidente Bret Taylor, Larry Summers e Adam D’Angelo. Greg Brockman, cofundador da OpenAI e colega de Altman, que se demitiu após a saída de Altman, também retornará à empresa, anunciou ele, acrescentando que estava “voltando a programar hoje à noite”.

We have reached an agreement in principle for Sam Altman to return to OpenAI as CEO with a new initial board of Bret Taylor (Chair), Larry Summers, and Adam D'Angelo.

We are collaborating to figure out the details. Thank you so much for your patience through this.

— OpenAI (@OpenAI) November 22, 2023

Uma semana dramática para a OpenAI

A notícia encerra uma semana dramática para a OpenAI, que viu Altman deixar a empresa sob uma nuvem, com o conselho de administração da empresa divulgando uma declaração de que ele “não foi consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho, dificultando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”. O conselho acrescentou que “não tem mais confiança em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”.

Brockman deixou a empresa em solidariedade ao seu cofundador, e a Microsoft, maior investidora da OpenAI, contratou a dupla para liderar uma “equipe interna de pesquisa avançada em AI”.

Publicidade

Com a OpenAI enfrentando uma revolta da equipe, que viu mais de 90% de seus funcionários ameaçando seguir Altman em seu novo empreendimento, e os investidores explorando ações legais, a empresa se envolveu em “intensas discussões” para reintegrá-lo como CEO.

A primeira ordem do dia para a empresa provavelmente será a reorganização de sua estrutura de governança incomum, que deu poder ao conselho para resistir à pressão dos investidores. Originalmente destinada a evitar que as considerações de lucro prevalecessem sobre a segurança no desenvolvimento da inteligência artificial, a estrutura foi submetida a um exame minucioso, com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, observando que “neste momento, acho que está muito claro que algo precisa mudar em relação à governança”.

Após a notícia da reintegração de Altman ao cargo de CEO, Nadella tuitou: “Estamos animados com as mudanças no conselho da OpenAI”, acrescentando que “acreditamos que esse é o primeiro passo essencial em um caminho para uma governança mais estável, bem informada e eficaz”.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.