Nasdaq
Shutterstock

Enquanto o mercado de criptomoedas e o mercado acionário continuam em queda, a correlação entre o bitcoin (BTC) e ações está chegando ao seu menor nível este ano. A correlação de 40 dias entre a maior criptomoeda e o índice Nasdaq 100 está abaixo de 0,50, segundo dados da Bloomberg.

Nesta sexta-feira (15), o bitcoin está precificado em US$ 20.971, registrando uma alta de 6,4% nas últimas 24 horas, de acordo com o CoinMarketCap. Já ações americanas foram bastante afetadas na quinta-feira (14) à medida que investidores se preocupam que o Federal Reserve continue aumentando taxas de juros.

Publicidade

E não foi apenas o índice Nasdaq, repleto de ações de grandes empresas de tecnologia, o que mais caiu: Mercados globais de ações também foram impactados — junto com o petróleo — conforme mais investidores preferiram manter seu dinheiro em espécie.

A correlação com o Nasdaq é medida em uma escala de -1 a +1. -1 indica que o preço sempre se move em direções opostas enquanto +1 sugere que se movem na mesma direção. Neste momento, o bitcoin registra sua menor correlação com o índice Nasdaq desde o início de janeiro.

É um dado bem diferente do que o registrado em abril, quando a correlação de 30 dias com o Nasdaq era a maior em mais de um ano.

A correlação ainda é positiva, o que significa que o bitcoin e ações de tecnologia ainda se movem em direções parecidas. Porém, se a correlação continuar enfraquecendo, pode ser um sinal de que o setor cripto chegou ao fundo e está pronto para se recuperar.

Publicidade

Durante grande parte da pandemia, o bitcoin se moveu na mesma direção que as ações. Neste momento, está 70% distante de seu recorde registrado em novembro de quase US$ 69 mil.

Isso ocorre principalmente porque criptomoedas são consideradas como ativos de risco por muitos grandes investidores e estamos em um ambiente avesso ao risco à medida que a altíssima inflação impacta praticamente todos os países do mundo. A incerteza política com a guerra da Rússia à Ucrânia e o caos na cadeia de suprimento a partir da China torna iminente a recessão.

Desde 2020, o bitcoin se popularizou mais após grandes empresas, como MicroStrategy e Tesla, alocaram a criptomoeda a seus balanços patrimoniais e antes de céticos em Wall Street mudarem de opinião, fazendo o preço do bitcoin disparar como uma ação de tecnologia — antes de despencar em maio.

O mercado cripto pode estar prestes a se recuperar?

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração sobre tokenização de ativos do mundo real RWA

Tokenização de Ativos do Mundo Real: uma revolução on-chain em curso | Opinião

Para o autor, o setor está amadurecendo e se preparando para um novo ciclo de crescimento
Imagem da matéria: Ser educado com o ChatGPT é inútil, revela pesquisa

Ser educado com o ChatGPT é inútil, revela pesquisa

Pesquisadores afirmam agora que usar palavras como “por favor” e “obrigado” com o ChatGPT tem pouco impacto na qualidade das respostas
donald trump

Só 58 investidores lucraram milhões com a memecoin TRUMP; 764 mil tiveram prejuízo

Projeto ganhou novo fôlego quando Donald Trump anunciou que os 220 maiores detentores irão poder participar de um jantar de gala com ele
Celular mostra logotipo da Solana

Solana corrige falha crítica que permitia criação ilimitada de tokens

Descoberta no mês passado, a falha permitiria forjar provas de conhecimento zero e realizar ações não autorizadas, como cunhagem infinita de tokens