O anúncio cripto “MISSED DOGE, GET FLOKI” (ou “PERDEU DOGE? COMPRE FLOKI”, em português) estampava o sistema público de transporte de Londres desde novembro de 2021. Agora, a autoridade britânica de propagandas baniu a campanha de marketing.
“Floki” se refere a uma criptomoeda de meme (ou “memecoin”) chamada floki inu (FLOKI), criado em junho de 2021. O projeto recebeu esse nome após Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, anunciar, na mesma época, que seu filhotinho da raça shiba inu se chamaria Floki.
De acordo com a Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido (ou ASA, na sigla em inglês), a reguladora considerou a campanha Floki “irresponsável” por dois motivos.
A primeira contestação mencionada pela ASA era de que o texto da propaganda “explorava o medo dos consumidores em ‘ter perdido uma oportunidade’ e trivializou o investimento na criptomoeda”.
A segunda contestação sugeriu que o anúncio “se aproveitou da falta de experiência ou credulidade dos consumidores”.
Floki Ltd., a entidade jurídica por trás da criptomoeda, negou ambas as contestações, afirmando que o anúncio “não criou um sentimento de urgência para o consumidor médio”, acrescentando que haviam lançado a campanha após o Comitê de Práticas de Propaganda (ou CAP) confirmar que o “anúncio cumpria com o Código do CAP”.
Apesar das respostas do projeto, as contestações da ASA foram confirmadas e a supervisora de propagandas concluiu que “o anúncio não deveria aparecer novamente no formato”.
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A proibição de anúncios cripto no Reino Unido
Em novembro de 2021, Sian Berry, membro da Assembleia de Londres do Partido Verde, pediu por uma proibição geral a anúncios com criptomoedas.
“Onde o alerta diz que ‘isso é completamente não regulamentado e você pode perder todo o seu dinheiro’, eles [anunciantes] deveriam ter pensado duas vezes”, disse ela.
Essa não é a primeira suspensão de anúncios pela ASA. Em maio de 2021, a autoridade havia banido uma campanha parecida da corretora cripto Luno: “Se você está vendo bitcoin [até] no metrô, é hora de comprá-lo”.
Conforme times da Premier League inglesa também entram no bonde dos criptoativos, a ASA também já dificultou seu trabalho. Em dezembro, a supervisora baniu dois anúncios distintos do Arsenal FC que promovia AFC, o famoso fan token do time.
A supervisora de anúncios novamente destacou que os anúncios “trivializaram investimentos” em cripto e “falharam em ilustrar os riscos” envolvidos nessa atividade.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.