Imagem da matéria: Regulador do Reino Unido proíbe propaganda da Floki Inu
Imagem: Shutterstock

O anúncio cripto “MISSED DOGE, GET FLOKI” (ou “PERDEU DOGE? COMPRE FLOKI”, em português) estampava o sistema público de transporte de Londres desde novembro de 2021. Agora, a autoridade britânica de propagandas baniu a campanha de marketing.

“Floki” se refere a uma criptomoeda de meme (ou “memecoin”) chamada floki inu (FLOKI), criado em junho de 2021. O projeto recebeu esse nome após Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, anunciar, na mesma época, que seu filhotinho da raça shiba inu se chamaria Floki.

Publicidade

De acordo com a Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido (ou ASA, na sigla em inglês), a reguladora considerou a campanha Floki “irresponsável” por dois motivos.

A primeira contestação mencionada pela ASA era de que o texto da propaganda “explorava o medo dos consumidores em ‘ter perdido uma oportunidade’ e trivializou o investimento na criptomoeda”.

A segunda contestação sugeriu que o anúncio “se aproveitou da falta de experiência ou credulidade dos consumidores”.

Floki Ltd., a entidade jurídica por trás da criptomoeda, negou ambas as contestações, afirmando que o anúncio “não criou um sentimento de urgência para o consumidor médio”, acrescentando que haviam lançado a campanha após o Comitê de Práticas de Propaganda (ou CAP) confirmar que o “anúncio cumpria com o Código do CAP”.

Apesar das respostas do projeto, as contestações da ASA foram confirmadas e a supervisora de propagandas concluiu que “o anúncio não deveria aparecer novamente no formato”.

Publicidade

A proibição de anúncios cripto no Reino Unido

Em novembro de 2021, Sian Berry, membro da Assembleia de Londres do Partido Verde, pediu por uma proibição geral a anúncios com criptomoedas.

“Onde o alerta diz que ‘isso é completamente não regulamentado e você pode perder todo o seu dinheiro’, eles [anunciantes] deveriam ter pensado duas vezes”, disse ela.

Essa não é a primeira suspensão de anúncios pela ASA. Em maio de 2021, a autoridade havia banido uma campanha parecida da corretora cripto Luno: “Se você está vendo bitcoin [até] no metrô, é hora de comprá-lo”.

Conforme times da Premier League inglesa também entram no bonde dos criptoativos, a ASA também já dificultou seu trabalho. Em dezembro, a supervisora baniu dois anúncios distintos do Arsenal FC que promovia AFC, o famoso fan token do time.

Publicidade

A supervisora de anúncios novamente destacou que os anúncios “trivializaram investimentos” em cripto e “falharam em ilustrar os riscos” envolvidos nessa atividade.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Logotipo e logomarca da plataforma pump.fun

Pump.fun lança app que permite criação de memecoins de graça

A popular plataforma de lançamento de tokens Solana agora está disponível para iOS e Android
donald trump

XRP sobe 5,4% após Trump compartilhar artigos sobre a criptomoeda

As publicações têm gerado entusiasmo e especulação na comunidade da 3ª maior criptomoeda do mercado
moeda de bitcoin com grafico verde de alta

Bitcoin está se posicionando para nova alta em 2025, aponta Bernstein

Firma de análises aponta que força-tarefa na Casa Branca e fundo soberano têm potencial para alavancar Bitcoin mais uma vez
cabeça robótica por IA decrypt-reprodução

Agentes de IA estão negociando propriedade intelectual entre si e gerando criptomoedas para seus donos

Sistema gerencia licenciamento, direitos autorais e distribuição de receita automaticamente através de contratos inteligentes