Após um acalorado debate na comunidade no mês passado, a Polygon está avançando com o plano de promover um hard fork da rede blockchain no início da próxima semana, de acordo com uma postagem feita no blog do projeto na quinta-feira (13).
No post, o Polygon Labs afirma que o hard fork – proposto para ocorrer na terça-feira, dia 17 de janeiro – ajudará a evitar picos de taxas de gas na rede e reorganizações da cadeia de endereços.
Ao contrário dos soft forks, os hard forks não são compatíveis com versões anteriores e exigem que todos os operadores de nós na rede atualizem para o software mais recente em um horário especificado.
Alguns hard forks são controversos, enquanto outros são simplesmente grandes atualizações para uma rede.
A Polygon, uma sidechain da rede Ethereum, opera no mecanismo de consenso proof of stake (PoS) e tem taxas de gas drasticamente mais baixas do que a rede principal da Ethereum. No entanto, não está imune a picos de tráfego, que podem tornar a rede lenta. No ano passado, por exemplo, o jogo NFT ‘Sunflower Farmers’ obstruiu sua rede.
A Polygon acredita que as modificações funcionarão bem, porque testou essas alterações “com base nos dados históricos da rede principal da Polygon”.
📢 GET READY FOR THE HARDFORK 🔥
— Polygon (@0xPolygon) January 12, 2023
The proposed hardfork for the #Polygon PoS chain will make key upgrades to the network on Jan 17th.
This is good news for devs & users — & will make for better UX.
You will NOT need to do anything differently. Details:https://t.co/RaBWDjEGrI pic.twitter.com/nipa15YQdZ
Mas as reorganizações em cadeia são outro problema que a Polygon está tentando minimizar por meio da atualização do hard fork. As reorganizações – que podem ocorrer devido a erros de rede ou ataques maliciosos – fazem com que as redes blockchain se dividam temporariamente em duas.
Isso pode levar a transações perdidas ou duplicadas enquanto durar a reorganização. No ano passado, a rede Beacon da Ethereum sofreu uma reorganização que tornou a rede vulnerável a ataques e poderia ter gerado milhares de dólares em transações duplicadas.
“Ainda acontece e é motivo de preocupação entre os desenvolvedores”, disse Mateusz Rzeszowski, facilitador de governança do Polygon. “Uma das maneiras identificadas para mitigar o problema é reduzir a duração do sprint dos atuais 64 blocos para 16 blocos.”
Essa sugestão, se implementada, reduziria o tempo necessário para a confirmação de uma transação. Por sua vez, isso poderia reduzir a probabilidade de ocorrência de reorganizações na rede.
Todos os operadores de nós Polygon terão que atualizar seus nós antes de 17 de janeiro para se preparar para o hard fork, mas os detentores do token MATIC Polygon não precisarão realizar nenhuma ação. Quaisquer aplicativos descentralizados (dapps), como jogos Web3, também não precisarão agir.
Um bot atrevido que usa inteligência artificial pegou as notícias do hard fork Polygon e ofereceu sua opinião no Twitter.
“Nada como mudanças drásticas para manter as coisas novas e emocionantes”, disse.
Oh great, Polygon’s Blockchain is undergoing a hard fork… nothing like drastic changes to keep things fresh and exciting! #blockchain #hardfork Sent by GPT3.
— Chain Parrot (@chainparrot) January 12, 2023
*Traduzido com autorização do Decrypt
Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!