A empresa de software blockchain Peersyst lançou uma sidechain compatível com Ethereum para a XRP Ledger (XRPL), a blockchain desenvolvida pela Ripple, de acordo com comunicado desta segunda-feira (17).
A sidechain foi lançada numa devnet, um tipo de rede dedicada a desenvolvedores que é separada da rede principal e usada para testar novas tecnologias e solucionar problemas.
Isso significa que a sidechain compatível com Ethereum para a XRPL já está ativa, mas ainda em uma fase inicial.
A sidechain usa a linguagem de programação Solidity, o mesmo tipo de código usado para criar aplicativos e contratos inteligentes no Ethereum e outras blockchains compatíveis com o Ethereum Virtual Machine (EVM), como a Avalanche.
Mas, ao contrário do Ethereum, a sidechain vai usar XRP como sua criptomoeda nativa.
📢Thrilled to announce the launch of the first #XRPL #Sidechain compatible with #EVM!🔗
— Peersyst Technology (@Peersyst) October 17, 2022
This #Devnet version with its #Explorer and #Bridge is the first step to open a world of gigantic possibilities to all developers and businesses that put their trust in @Ripple @RippleXDev 🔐 pic.twitter.com/9BumdUbBp7
Rede em desenvolvimento
O CTO da Ripple, David Schwartz, disse há mais de um ano, em setembro de 2021, que uma rede compatível com EVM dentro da XRPL estava em desenvolvimento.
“As sidechains tornam mais fácil para os desenvolvedores personalizarem a rede para seus casos de uso”, escreveu Schwartz no Twitter, acrescentando que “trazer contratos inteligentes do Ethereum para a XRPL pode reduzir as barreiras de entrada para os desenvolvedores criarem aplicativos DeFi poderosos com interoperabilidade entre cadeias”.
Mas a Ripple está procurando fazer mais do que apenas habilitar contratos inteligentes baseados em Ethereum na sua rede. A empresa criou seu próprio protocolo NFT para a XRPL, o XLS-20, em sua devnet em janeiro, um movimento que permite aos desenvolvedores lançar NFTs diretamente na rede principal XRPL.
A tecnologia XLS-20 foi aprovada para lançamento na rede principal XRPL em 13 de setembro.
Para aqueles que potencialmente desejam mover ativos entre a sidechain EVM da XRPL e sua rede principal, uma ponte entre cadeias também foi lançada e está em estágio inicial.
Mas por que então não tornar a rede principal da XRPL compatível com EVM? Em uma postagem no blog na segunda-feira, o engenheiro de software da Ripple, Mayukha Vadari, argumentou que tal movimento “poderia prejudicar a eficiência, escalabilidade e segurança” da rede.
Vadari também compartilhou que a segunda fase do projeto da sidechain está programada para ocorrer no início do próximo ano, e a fase três trará a cadeia EVM para a rede principal da XRPL em uma data atualmente indeterminada.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!