Imagem da matéria: Receita antecipa data para download do Programa do Imposto de Renda; confira quando e onde baixar
Foto: Shutterstock

A Receita Federal anunciou que irá antecipar para as 9h desta quinta-feira (9) a liberação para download do Programa do Imposto de Renda (PGD/2023). Inicialmente o aplicativo seria disponibilizado apenas no dia 15, mesma data na qual começa a receber as declarações de contribuintes.

Segundo comunicado da Receita, antecipação do Programa de Imposto de Renda tem como objetivo ajudar o contribuinte a saber quais são as informações necessárias para a entrega da declaração e como é possível se organizar e juntar com mais antecipação a documentação que for necessária.

Publicidade

Outro ponto destacado é uma prevenção de possíveis congestionamentos no site, resultado de um tráfego intenso esperado no dia 15, quando começam a ser entregues as declarações.

Para baixar o Programa de Imposto de Renda, acesse aqui.

Vale ressaltar que as funcionalidades de entrega e transmissão, juntamente com as informações da pré-preenchida, terão início apenas no dia 15 de março.  

Tudo muda no IR cripto 2023

Reportagem do Portal do Bitcoin publicada no dia 2 de março mostrou que tudo vai mudar no Imposto de Renda de 2023 para quem tem criptomoedas. Neste ano, a Receita Federal vai trazer os dados da Instrução Normativa RBF Nº 1888/19 pré-preenchidos — o que vem provocando uma série de dúvidas no mercado.

Para entender melhor as mudanças, a reportagem conversou com um dos principais nomes do órgão: o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca.

Publicidade

“Foi uma evolução natural incluir as criptomoedas na pré-preenchida”, disse Fonseca na conversa que contou também com a presença da contadora especializada em criptoativos Ana Paula Rabello e do auditor fiscal da Receita Federal Gelson Machado Guarconi.

O supervisor também fez um alerta para brasileiros que usam corretoras no exterior: “A Receita tem o poder de fiscalizar uma declaração por cinco anos e, daqui cinco anos, pode ter informações que hoje não possui”.

VOCÊ PODE GOSTAR
hackers em frente a computadores

Exchange de criptomoedas Rain perde US$ 14,8 milhões em ataque hacker

A exchange disse que já tomou as medidas necessárias e que todas as sua atividades estão funcionando normalmente, inclusive saques
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Hong Kong bane Worldcoin por coleta de dados “desnecessária e excessiva”

A Worldcoin chegou a escanear o rosto e a íris de 8.302 indivíduos durante sua operação em Hong Kong, segundo autoridades
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta