Moeda do Bitcoin envolta por raios (Lightning Network)
Shutterstock

A Lightning Network (LN) registrou uma capacidade líquida inferior a 5.000 BTC na segunda-feira (24). É a primeira vez que isso ocorre desde setembro de 2022. O número de canais na rede também vem apresentando queda constante desde fevereiro deste ano. Os dados são do Amboss Space.

Nesta terça-feira, existem são 4.830,2 BTC disponíveis para serem movidos entre 74.160 canais na Lightning Network, controlados por 18.033 nós operados por negócios, serviços, usuários e entusiastas da rede de pagamentos que oferece transações mais rápidas e baratas que a primeira camada do Bitcoin.

Publicidade

Leia também: Rede Lightning do Bitcoin bate recorde de capacidade, mas pagamentos ainda podem falhar | Análise

Diferente da rede principal, cujas transações ocorrem na blockchain – transferindo a propriedade das moedas de uma carteira para outra, sob validação dos mineradores – a Lightning Network opera via canais bilaterais abertos por operadores de nós e usuários da rede e requer liquidez prévia para ser utilizada.

É preciso depositar Bitcoin em uma carteira conjunta (abrindo ou reabastecendo um canal) com a outra ponta que um usuário quer transacionar. Outra forma de uso é através de canais intermediários como rota de acesso para um destinatário sem caminho direto.

Todo o processo exige a existência de capacidade líquida prévia, ao alterar os saldos em BTC de cada conta de Lightning.

Caso os usuários queiram confirmar a transação na blockchain do Bitcoin, ou enviar para uma carteira privada (que não seja conjunta com outro nó), é preciso fechar o canal aberto anteriormente, retirando liquidez (ou capacidade) da LN.

Publicidade

A falta de liquidez, ou rotas de transações disponíveis, pode ocasionar na falha de pagamentos que querem ser realizados na rede.

Operadores estão saindo da Lightning Network

Nos últimos dias, foi observada uma fuga maciça de Bitcoin da Lightning Network. Após registrar 5.619,3 BTC em 08 de julho, houve uma queda agressiva para 5.035,6 BTC apenas quatro dias depois (12 de julho) — uma perda de 10% da capacidade total.

Gráfico de capacidade total da Lightning Network em Bitcoin (BTC)
(Amboss)

A perda de liquidez ocorreu alguns dias após a capacidade da LN ter atingido máximas históricas.

Apesar da queda de capacidade líquida em BTC ser recente, a rede de segunda camada já tem visto o número de canais abertos diminuindo consistentemente há meses.

Após superar a máxima com mais de 84 mil canais abertos no segundo semestre de 2022, os fechamentos foram constantes até o momento, com a Lightning Network tendo perdido mais de 10 mil canais de pagamentos no período.

Publicidade
Gráfico da quantidade total de canais abertos na Lightning Network.
(Amboss)

Os eventos de saída da Lightning Network ocorrem concomitante à entrada da Binance no ecossistema de segunda camada; que integrou a LN aos seus serviços no dia 17 de julho.

Neste mesmo período, o Bitcoin também apresentou as menores taxas médias de transações na rede principal, desde a alta de maio — que registrou uma taxa média de US$ 31 para cada envio realizado na blockchain líder, segundo o BitInfoCharts.

Ao considerar que aberturas e fechamentos de canais na LN precisam pagar as taxas para os mineradores de Bitcoin, a diminuição de capacidade e número de canais junto de uma baixa de taxas poderia indicar que os operadores estão aproveitando o baixo custo para sair da segunda camada.

No momento, dados públicos do nó da Binance revelam que a maior exchange de criptomoedas possui 340 BTC disponíveis em 6 canais da Lightning.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida
Imagem da matéria: Senador que chamou Bitcoin de "escolha ideal para criminosos" é condenado por corrupção

Senador que chamou Bitcoin de “escolha ideal para criminosos” é condenado por corrupção

“Este caso sempre foi sobre níveis chocantes de corrupção”, disse o procurador dos EUA
Imagem da matéria: História indica que 3º trimestre é o pior para o Bitcoin, mas será que 2024 vai surpreender?

História indica que 3º trimestre é o pior para o Bitcoin, mas será que 2024 vai surpreender?

Terceiro trimestre é historicamente o período de menor ganho para o Bitcoin, mas uma possível queda de juros nos EUA pode mudar o cenário em 2024
Moeda de Bitcoin à frente de logo da Mt. Gox

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox se aproximam: veja as previsões

Já faz uma década, mas não vai demorar muito mais, pois bilhões de dólares em Bitcoin estão a caminho dos credores da falida exchange