Imagem da matéria: Protocolo Aave lança nova stablecoin na rede de testes do Ethereum
(Foto: Shutterstock)

A Aave, a empresa por trás do protocolo de empréstimos DeFi com o mesmo nome, está lançando sua stablecoin nativa GHO na rede de teste do Ethereum, a Goerli.

O token é uma stablecoin totalmente descentralizada e supercolateralizada. Seu design tenta garantir que o preço de GHO seja sempre pareado em 1:1 com o dólar americano, já que a cunhagem será por meio de ativos fornecidos como garantia no Protocolo Aave.

Publicidade

A Aave é uma plataforma descentralizada de empréstimos que usa garantia excessiva como um mecanismo para garantir a segurança dos fundos depositados.

Nesse sistema, os mutuários devem oferecer mais garantias do que o valor emprestado, o que funciona como uma garantia para o credor caso o mutuário não consiga pagar o empréstimo.

Isso cria uma maneira eficiente de capital para cunhar stablecoins, mantendo o apoio supercolateralizado por um conjunto diversificado de criptomoedas fornecidas pelos usuários aqueles que depositam na Aave.

O fundador e CEO da Aave, Stani Kulechov, disse que “Com o suporte e o gerenciamento da comunidade Aave, a stablecoin descentralizada GHO pode alimentar uma camada de pagamento onde os usuários podem transferir valor de maneira fácil, segura e eficiente nos ecossistemas DeFi e TradFi”.

Publicidade

Código aberto

A base de código GHO agora está disponível no Github para os desenvolvedores examinarem e testarem antes de seu lançamento na rede principal do Ethereum.

No entanto, o lançamento real depende da aprovação da Aave DAO, o órgão regulador do Protocolo Aave e do token GHO.

Como a stablecoin será gerenciada pela Aave DAO, qualquer pessoa que possua o AAVE, o token de governança da plataforma, terá voz na determinação do fornecimento, taxa de juros e parâmetros de risco de GHO. A Aave DAO também será responsável pela aprovação de facilitadores que podem cunhar e queimar tokens GHO.

Ao contrário de outras tentativas de criar uma stablecoin descentralizada, os juros pagos pelos mutuários irão para o tesouro Aave DAO e não para os fornecedores de ativos – já que esse já estão ganhando juros sobre as garantias fornecidas.

Publicidade

De acordo com o comunicado à imprensa, a stablecoin já foi auditada por Open Zeppelin, SigmaPrime e ABDK, e atualmente está sob auditoria da Certora. O repositório de código também faz parte do programa de caça de bugs da Aave, recompensando aqueles que encontram e relatam quaisquer vulnerabilidades.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!

VOCÊ PODE GOSTAR
Vitalik Buterin criador do Ethereum

A proposta de taxas de gás de Vitalik Buterin tornará o Ethereum mais parecido com a Solana?

Vitalik propõe “taxas de gás multidimensionais” e afirma que é uma busca para um sistema mais personalizado e equitativo
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Estátua da justiça e martelo de juiz à frente de bandeira do Canadá

Canadá multa Binance em R$ 22,5 milhões por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro 

Agência do governo menciona falta de registro e ausência de relatório de transações enquanto corretora operou no país