A equipe de transição do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (18) o professor de economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Gary Gensler, como novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). A notícia pode soar positivamente para o mercado de criptomoedas, pois Gensler conhece bem o setor e já comentou positivamente sobre o Bitcoin.
De acordo com a página da Transição Biden-Harris, o ex-presidente da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), foi nomeado concomitantemente com novos diretores e secretários da nova administração.
“Esses servidores públicos experientes vão liderar com compaixão, integridade e caráter para fazer nosso governo trabalhar para todos os americanos”, diz o comunicado à imprensa.
Novo presidente da SEC chamou bitcoin de ouro digital
Até então, Gensler ocupava uma cadeira na equipe de transição cuja função era fazer revisões no Fed, nos reguladores bancários e de valores mobiliários. Só de estar na equipe, o mercado já havia se animado, pois no passado Gensler chegou a dizer que o Bitcoin era uma forma moderna de ouro digital.
Leia Também
A declaração deu-se em decorrência de uma discussão sobre o ouro e o bitcoin há cerca de dois anos, quando o tema era criptomoedas. Veterano de Wall Street, na época, ele alertou para que não houvesse uma regulamentação ousada e precipitada contra o setor.
Uma atualização recente no site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) reforça mais ainda a visão de Gensler acerca da criptoeconomia. Professor na instituição, ele atua como Conselheiro Sênior da Iniciativa de Moeda Digital e conduz pesquisas sobre a tecnologia de blockchain, criptomoedas e fintechs.
De acordo com o comunicado, além de Gary Gensler, o presidente eleito Joe Biden anunciou vários cargos importantes na administração. Os nomeados vão atuar nas secretarias e diretorias dos ministérios do Interior; Agricultura; Saúde; Transporte; Educação; e do órgão de proteção ao consumidor (CFPB).
O ex-presidente da SEC, Jay Clayton, deixou o cargo no dia 23 de dezembro, quando o presidente Donald Trump nomeou o conselheiro Elad Roisman interinamente para terminar junto com seu mandato — que ocorre no próximo dia 20.
Siga o Portal do Bitcoin no Youtube