O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que os Estados Unidos não emitirão uma moeda digital do banco central (CBDC) enquanto ele permanecer no comando da instituição.
O anúncio foi feito durante uma audiência do Comitê Bancário do Senado na terça-feira (11). Durante a sessão, o senador Bernie Moreno pediu a Powell que se comprometesse a garantir que os Estados Unidos nunca adotariam uma CBDC enquanto ele fosse o chefe do Federal Reserve.
“Sim”, respondeu Powell.
Moreno considerou a resposta de uma palavra de Powell significativa, afirmando que isso impediria os Estados Unidos de “parecerem com a China” de qualquer forma. A declaração de Powell contraria indicações anteriores de que o Federal Reserve estava considerando a criação de uma CBDC.
“Por muito tempo, o Federal Reserve manteve uma área cinzenta legal em torno da possibilidade de uma moeda digital do banco central dos EUA”, disse Nicholas Anthony, analista de políticas do Instituto Cato, em um comunicado por e-mail.
“O compromisso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de nunca emitir uma CBDC é uma mudança de ritmo bem-vinda. As CBDCs apresentam riscos para a liberdade financeira, privacidade e mercados.”
Diferente do Bitcoin, que é descentralizado e opera sem controle governamental, uma CBDC é uma versão digital da moeda oficial de um país, emitida e regulamentada pelo banco central. Apoiada pelo governo, a CBDC é o equivalente digital do dinheiro físico.
Críticos afirmam que as CBDCs podem ser usadas como uma ferramenta de vigilância, pois, ao contrário do dinheiro em espécie, podem ser rastreadas. Nos Estados Unidos, as CBDCs se tornaram um tema político depois que legisladores republicanos defenderam a proibição dessa moeda digital emitida pelo governo.
Durante a Conferência Bitcoin de 2024, o então candidato Donald Trump prometeu que, se fosse reeleito, ordenaria ao Departamento do Tesouro e a outras agências federais que “cessassem e desistissem de todas as medidas necessárias” para criar uma CBDC.
Enquanto os Estados Unidos debatem um dólar digital, outros países, incluindo Rússia, Turquia e Japão, já começaram a testar suas próprias CBDCs. A China, por exemplo, iniciou o projeto piloto de sua CBDC, o yuan digital, em 2020.
Leia também: Deputada lança abaixo-assinado contra Drex e ganha apoio de Eduardo Bolsonaro
À medida que mais países adotam moedas digitais, a promessa de Powell de não emitir uma CBDC destaca a divergência dos Estados Unidos em relação às tendências globais sob a administração do presidente Trump.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.