A coleção de tokens não fungíveis (NFT) Bored Ape Yacht Club atraiu diversas celebridades e proprietários de marcas ao longo do último ano e meio. Alguns usam as artes em NFT como um símbolo de status, enquanto outros usam a propriedade sobre o ativo para criar e vender seus próprios produtos.
A marca mais recente a reivindicar a propriedade de um deles é, de fato, única: uma marca de baralhos físicos fundada na década de 1880 (não é 1980, é 1880 mesmo. São 137 anos de existência).
A Bicycle Playing Cards, uma marca de longa data agora sob a direção da Cartamundi, anunciou nessa semana que comprou um NFT do Bored Ape e que planeja criar e vender baralhos físicos exclusivos usando essa arte especificamente. A marca também pretende trabalhar com outros proprietários dos NFTs da coleção para potencialmente criar decks adicionais com o tema.
“São comunidades como o Bored Ape Yacht Club que estão moldando o futuro da internet e o futuro da Web3”, disse Masha Ievseieva, vice-presidente global de comercialização de marcas da Cartamundi ao Decrypt. “Os detentores dos NFTs que fazem parte da comunidade, são pioneiros e são os mais inovadores deste novo espaço.”
Tal como acontece com muitos outros produtos com o tema Bored Ape, as próximas cartas da Bicycle não são o resultado de um acordo de licenciamento oficial com a marca de NFTs ou sua criadora, a Yuga Labs. Em vez disso, os titulares dos NFTs contruídos na rede do Ethereum recebem direitos permissivos automaticamente para criar obras de arte e produtos derivados e até vendê-los ao público.
Os detentores dos Bored Ape usaram suas artes para criar coisas como restaurantes fast food, bandas virtuais, embalagens de álcool e cannabis, brinquedos, roupas e muito mais. Os rappers Snoop Dogg e Eminem até usaram seus NFTs para criar avatares 3D que cantaram uma música deles no MTV Video Music Awards de 2022.
A compra da Bicycle foi o Bored Ape #1227 e aconteceu em junho, por pouco mais de 103 ETH, ou quase US$ 187 mil na época. A empresa de pagamentos cripto Moonpay aparentemente facilitou a compra, com base em dados públicos de blockchain, assim como fez para celebridades como Jimmy Fallon e Post Malone.
Um NFT é um token construído em blockchain que funciona como uma prova de propriedade de um item, incluindo bens digitais como obras de arte, fotos de perfil e itens de videogame. O Bored Ape Yacht Club é um dos projetos mais valiosos e bem-sucedidos no espaço NFT, gerando quase US$ 2,5 bilhões em volume de negociação da sua coleção original até hoje.
Leia Também
Marcas de olho nos NFTs
A Bicycle não é a primeira grande marca a comprar um Bored Ape — o Arizona Iced Tea comprou um em 2021, mas entrou em conflito com as restrições de licenciamento da Yuga Labs. Enquanto isso, Budweiser e Visa adquiriram NFTs valiosos de outros projetos importantes.
Ievseieva disse que a Bicycle escolheu especificamente um Bored Ape usando um capacete com uma carta coringa, um de apenas 2% dos 10 mil NFTs da coleção que possuem esse atributo. Ele também tem uma viseira de aparência futurista, o que para ela faz o personagem parecer um “explorador do metaverso”, acenando para as ambições em curso da marca na Web3.
A Bicycle planeja lançar um baralho físico de cartas no ano que vem, apresentando sua arte Bored Ape não apenas na embalagem, mas também nas cartas individuais. Ievseieva disse que o plano é lançar o deck de cartas amplamente ao público, mas que a marca também pode lançar decks exclusivos para os detentores.
Além disso, a Bicycle pretende envolver-se com a comunidade de proprietários de Bored Apes nas próximas semanas e procurar potenciais colaboradores, cujos NFTs também poderiam ser utilizados para baralhos de cartas adicionais no futuro.
Este não é o primeiro passo da Bicycle para a Web3. No final do ano passado, a marca lançou a sua própria coleção de NFTs no Ethereum em que os artistas imaginaram como seriam os baralhos no futuro. Os NFTs também permitiram que os titulares recebessem um baralho de cartas físicas de edição limitada. Ievseieva descreveu essas ações como uma forma de trazer a marca já consolidada e seus fãs para dentro do universo da Web3.
“Na verdade, é uma progressão natural da marca, porque o que queremos fazer é unir a tradição com a inovação”, disse. “Os NFTs estão se tornando parte das nossas vidas e queremos ter certeza de trazer nossa comunidade para esse futuro.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!