Fila de espera para staking de Ethereum fica zerada e sinaliza falta de interesse dos investidores

Fila para validadores, que já teve mais de 90 mil pessoas, chegou a ficar zerada no início da semana
dedo sobre tela de celular em serviço de staking de criptomoeda

Shutterstock

A fila para adicionar novos validadores de staking no Ethereum chegou brevemente a ficar zerada na segunda-feira (16). Logo depois aumentou para 996 validadores, mas isso ainda está muito longe do pico de 10 de junho, quando mais de 96.500 validadores enfrentaram um período de espera de mais de 45 dias, de acordo com dados do Beaconcha.in.

Em linhas gerais, a desaceleração sugere um apetite cada vez menor em fazer staking no Ethereum.

Publicidade

Os validadores são responsáveis ​​por propor e validar novos blocos em uma blockchain de prova de participação (PoS) como o Ethereum. Em troca, recebem uma recompensa pela sua contribuição para a rede. Um validador Ethereum deve apostar um mínimo de 32 ETH para começar a operar.

Gráfico de preço semanal do ETH (Fonte: Coinmarketcap)

É importante ressaltar que a recompensa também caiu de seu pico de rendimento de 5,2% em junho — distribuído em ETH — para 3,5% atualmente, de acordo com a plataforma de dados.

Amitej Gajjala, cofundador da plataforma de staking líquido, Stader Labs, disse ao Decrypt que a queda poderia representar “uma desaceleração do mercado de curto prazo devido às contínuas condições de baixa e à redução das recompensas de staking Ethereum”.

A fila do validador Ethereum chega a zero em 16 de outubro (Fonte: beaconcha.in)

Uma fila se forma porque há um limite de 3.600 validadores que podem entrar ou sair do processo de validação por dia.

Seraphim Czecker, colaborador da Lido Finance, disse à reportagem que é apenas um “equilíbrio temporário” depois que uma “onda de staking impulsionada por catalisador” em decorrência da atualização Shapella “ter sido absorvida”.

Publicidade

Shapella — uma combinação de duas propostas chamadas Shanghai e Capella — permitiu retiradas de ETH apostados pela primeira vez desde que o staking no Ethereum foi ativado pela primeira vez em dezembro de 2020, aumentando a demanda por staking após a atualização.

Kirill Kutakov, cofundador do protocolo de staking líquido StakeWise, concorda com uma análise semelhante, afirmando que “estamos apenas de volta à demanda natural por staking que era exibida antes de Shanghai, o que às vezes pode resultar em dias baixos”.

Ele acrescentou: “Eu só ficaria pessimista se os depósitos começassem a diminuir em comparação com o período pré-Shanghai”.

Um painel Dune do analista de dados Hildobby mostra exatamente isso, no entanto, com os depósitos de Ethereum diminuindo constantemente desde maio.

Este declínio aproximou os depósitos de Ethereum dos níveis mencionados por Kutakov durante o período pré-Shangai.

Depósitos mensais no contrato de staking Ethereum (Fonte: Duna)

Atualmente, 27.779.142 ETH, representando 23,1% do fornecimento circulante da Ethereum, estão em staking no contrato em 864.898 de validadores, de acordo com dados da Nansen.

Publicidade

O que vem por aí para os apostadores do Ethereum?

Czecker, da Lido, agora aposta que o dinheiro institucional liderará a próxima onda de depósitos em contratos de staking de Ethereum.

No entanto, eles disseram que pode levar algum tempo porque há uma “falta de entendimento do que é e como começar a apostar”.

Ele acrescentou que “um alvo mais realista” para DeFi seriam “family offices e gestores de ativos com balanços ETH existentes”.

Czecker também acrescentou que, uma vez que os rendimentos dos títulos do governo estão elevados neste momento, as apostas podem não ser tão atraentes.

Atualmente, as notas do Tesouro dos EUA de curto prazo estão rendendo 5,35%, de acordo com dados do Ycharts.

*Traduzido com autorização do Decrypt.