As prévias do Solana antes do evento “SMS” na quinta-feira (23) sugeriram que haveria algo envolvendo telefonia móvel, mas pouco imaginavam a reviravolta que foi anunciada na cidade de Nova York. Sim, Solana Labs havia criado uma plataforma de software para aplicativos móveis… mas também irá lançar um smartphone.
O Solana Labs anunciou o kit de software Solana Mobile Stack (ou SMS, na sigla em inglês), que fornece ferramentas para o desenvolvimento nativo de aplicativos, carteiras e jogos móveis para Android, e tambḿ inclui uma loja descentralizada de aplicativos. A empresa também anunciou Saga, um poderoso smartphone com sistema Android que será lançado no início de 2023.
Anatoly Yakovenko, cofundador da rede Solana e CEO do Solana Labs, contou ao Decrypt que sua equipe está trabalhando na iniciativa SMS há cerca de cinco meses e no hardware há mais tempo. Mas a ideia de melhorar o acesso à Web3 e a funcionalidade móvel está na sua mente há anos, principalmente por conta de sua experiência anterior como engenheiro da Qualcomm.
“Como é [pensar em] um bilhão de pessoas usando [cripto]? Como você imagina [isso]? Está neste dispositivo — o dispositivo que você usa todos os dias”, disse ele, segurando o protótipo do Solana Saga. “Esta precisa ser sua carteira de hardware. É apenas algo que sempre sentimentos [que fosse necessário].”
Yakovenko disse que a ideia deixou de ser conceito e virou realidade quando ele conheceu Jason Keats, fundador da OSOM Products. Anteriormente, Keats era líder de pesquisa e desenvolvimento na Essential, uma startup que fez seu próprio smartphone Android, e a OSOM fará praticamente o mesmo: o anteriormente anunciado OSOM OV1 agora será reformulado como Solana Saga.
É um dispositivo poderoso. O aparelho Android terá um processador Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1, uma tela OLED de 6,67 polegadas, uma memória RAM de 12 GB e um armazenamento interno de 512 GB. Após ter tido a chance de segurar o celular, a equipe do Decrypt afirma que é parecido com um celular Android “premium” da Google ou Samsung com um minimalismo similar ao do iPhone.
“É um dispositivo bem maneiro”, disse Yakovenko, acrescentando, com uma risada: “Não deixe ele cair”.
O sistema Android opera em mais de três bilhões de dispositivos ao redor do mundo, então por que desenvolver um novo celular especificamente para o ecossistema Solana? Yakovenko disse que o dispositivo — que será vendido por US$ 1 mil — irá representar o padrão-ouro de um celular focado na Web3 e demonstrar o conjunto completo de capacidades do Solana Mobile Stack.
“Cada desenvolvedor com quem conversei — falamos com eles sobre estratégias móveis e como chegar ao restante do mundo”, explicou. “Existe muito atrito na App Store. Quando desenvolvedores me dizem isso, começo a andar pela sala tentando encontrar uma forma de ajudá-los. Parece uma oportunidade natural de criar uma loja de aplicativos focada em Web3 e um dispositivo Web3.”
Ele disse que embora outros dispositivos Android possam adotar todo o SMS ou até partes dele, o Solana Saga dará a usuários e desenvolvedores a experiência completa com especificações de primeira linha. E Saga não será um dispositivo secundário: Será um smartphone robusto com um conjunto completo de aplicações e serviços do Google, assim como outros Androids populares.
“Acho que é importante ter um [celular] principal que mostra que esta é uma integração completa”, acrescentou Yakovenko. “Essa é a melhor versão dele.”
Além disso, não é um fato que outros dispositivos vão adotar o SMS. É uma plataforma de código aberto e o objetivo é a adesão ampliada, então o Solana Labs espera que toda grande fabricante o integre. Porém, fabricantes de celular vão precisar trabalhar para integrar esse software cripto — algo relativamente de nicho e geralmente controverso.
“Se começarmos tendo êxito, então acho que os dominós vão começar a cair em termos de adesão cripto em ambas essas empresas”, respondeu ele quando perguntado sobre SMS em dispositivos Samsung e Google.
E em relação ao iPhone da Apple e o ecossistema iOS? Diferente do Android, que foi bifurcado e adaptado para inúmeros dispositivos, a Apple mantém o iOS bem trancado.
Yakovenko destacou que a recente conferência WWDC da Apple não exibiu ferramentas relacionadas a cripto. O recurso Mobile Wallet Adaptor do SMS não está limitado ao Android e pode funcionar em outras plataformas móveis e de PC, mas o ecossistema restrito da APple pode limitar a suavidade como aplicações móveis do Solana possam funcionar em dispositivos iOS.
“Esses protocolos podem ser facilmente migrados para o iOS mas, sem a ajuda da Apple e uma verdadeira integração ao [hardware] de elemento seguro que usam, acho que será bem difícil ter uma experiência à la Apple Pay para cripto”, afirmou.
Ainda veremos o Solana Labs fará com que a Apple ou grandes fabricantes de Android integrem o SMS, mas Yakovenko o descreveu como uma missão fundamental de levar o mundo até as criptos.
“É só uma questão de eles decidirem que cripto é importante o suficiente”, explicou. “Ao meu ver, podemos ter muito sucesso ao permitir que bilhões de usuários tenham autocustódia apenas ao mudar a mente desse pessoal.”
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.