Imagem da matéria: Por que o Solana Labs mudou de foco e pretende lançar um smartphone
(Foto: Shutterstock)

As prévias do Solana antes do evento “SMS” na quinta-feira (23) sugeriram que haveria algo envolvendo telefonia móvel, mas pouco imaginavam a reviravolta que foi anunciada na cidade de Nova York. Sim, Solana Labs havia criado uma plataforma de software para aplicativos móveis… mas também irá lançar um smartphone.

O Solana Labs anunciou o kit de software Solana Mobile Stack (ou SMS, na sigla em inglês), que fornece ferramentas para o desenvolvimento nativo de aplicativos, carteiras e jogos móveis para Android, e tambḿ inclui uma loja descentralizada de aplicativos. A empresa também anunciou Saga, um poderoso smartphone com sistema Android que será lançado no início de 2023.

Publicidade

Anatoly Yakovenko, cofundador da rede Solana e CEO do Solana Labs, contou ao Decrypt que sua equipe está trabalhando na iniciativa SMS há cerca de cinco meses e no hardware há mais tempo. Mas a ideia de melhorar o acesso à Web3 e a funcionalidade móvel está na sua mente há anos, principalmente por conta de sua experiência anterior como engenheiro da Qualcomm.

“Como é [pensar em] um bilhão de pessoas usando [cripto]? Como você imagina [isso]? Está neste dispositivo — o dispositivo que você usa todos os dias”, disse ele, segurando o protótipo do Solana Saga. “Esta precisa ser sua carteira de hardware. É apenas algo que sempre sentimentos [que fosse necessário].”

Yakovenko disse que a ideia deixou de ser conceito e virou realidade quando ele conheceu Jason Keats, fundador da OSOM Products. Anteriormente, Keats era líder de pesquisa e desenvolvimento na Essential, uma startup que fez seu próprio smartphone Android, e a OSOM fará praticamente o mesmo: o anteriormente anunciado OSOM OV1 agora será reformulado como Solana Saga.

É um dispositivo poderoso. O aparelho Android terá um processador Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1, uma tela OLED de 6,67 polegadas, uma memória RAM de 12 GB e um armazenamento interno de 512 GB. Após ter tido a chance de segurar o celular, a equipe do Decrypt afirma que é parecido com um celular Android “premium” da Google ou Samsung com um minimalismo similar ao do iPhone.

Publicidade

“É um dispositivo bem maneiro”, disse Yakovenko, acrescentando, com uma risada: “Não deixe ele cair”.

O sistema Android opera em mais de três bilhões de dispositivos ao redor do mundo, então por que desenvolver um novo celular especificamente para o ecossistema Solana? Yakovenko disse que o dispositivo — que será vendido por US$ 1 mil — irá representar o padrão-ouro de um celular focado na Web3 e demonstrar o conjunto completo de capacidades do Solana Mobile Stack.

“Cada desenvolvedor com quem conversei — falamos com eles sobre estratégias móveis e como chegar ao restante do mundo”, explicou. “Existe muito atrito na App Store. Quando desenvolvedores me dizem isso, começo a andar pela sala tentando encontrar uma forma de ajudá-los. Parece uma oportunidade natural de criar uma loja de aplicativos focada em Web3 e um dispositivo Web3.”

Ele disse que embora outros dispositivos Android possam adotar todo o SMS ou até partes dele, o Solana Saga dará a usuários e desenvolvedores a experiência completa com especificações de primeira linha. E Saga não será um dispositivo secundário: Será um smartphone robusto com um conjunto completo de aplicações e serviços do Google, assim como outros Androids populares.

“Acho que é importante ter um [celular] principal que mostra que esta é uma integração completa”, acrescentou Yakovenko. “Essa é a melhor versão dele.”

Publicidade

Além disso, não é um fato que outros dispositivos vão adotar o SMS. É uma plataforma de código aberto e o objetivo é a adesão ampliada, então o Solana Labs espera que toda grande fabricante o integre. Porém, fabricantes de celular vão precisar trabalhar para integrar esse software cripto — algo relativamente de nicho e geralmente controverso.

“Se começarmos tendo êxito, então acho que os dominós vão começar a cair em termos de adesão cripto em ambas essas empresas”, respondeu ele quando perguntado sobre SMS em dispositivos Samsung e Google.

E em relação ao iPhone da Apple e o ecossistema iOS? Diferente do Android, que foi bifurcado e adaptado para inúmeros dispositivos, a Apple mantém o iOS bem trancado.

Yakovenko destacou que a recente conferência WWDC da Apple não exibiu ferramentas relacionadas a cripto. O recurso Mobile Wallet Adaptor do SMS não está limitado ao Android e pode funcionar em outras plataformas móveis e de PC, mas o ecossistema restrito da APple pode limitar a suavidade como aplicações móveis do Solana possam funcionar em dispositivos iOS.

“Esses protocolos podem ser facilmente migrados para o iOS mas, sem a ajuda da Apple e uma verdadeira integração ao [hardware] de elemento seguro que usam, acho que será bem difícil ter uma experiência à la Apple Pay para cripto”, afirmou.

Publicidade

Ainda veremos o Solana Labs fará com que a Apple ou grandes fabricantes de Android integrem o SMS, mas Yakovenko o descreveu como uma missão fundamental de levar o mundo até as criptos.

“É só uma questão de eles decidirem que cripto é importante o suficiente”, explicou. “Ao meu ver, podemos ter muito sucesso ao permitir que bilhões de usuários tenham autocustódia apenas ao mudar a mente desse pessoal.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Fábio Araújo afirma que objetivo final do Drex é facilitar o acesso a serviços financeiros para a população
Mãos segurando uma peça acrílica com formato do logo da Ethereum ETH -ao fundo uma cidade

Ethereum supera US$ 3.000 pela 1ª vez em três meses

Ainda longe de seu recorde histórico, o Ethereum está finalmente em alta após alguns meses difíceis
Imagem da matéria: Satsconf 2024 traz conteúdo inovador e aposta nas futuras gerações de bitcoiners

Satsconf 2024 traz conteúdo inovador e aposta nas futuras gerações de bitcoiners

Maior evento brasileiro de Bitcoin ainda conta com nomes de peso do cenário mundial e questões sociais com ingressos promocionais para estudantes
Arte de robô observando por trás usuária de computador

Inteligência Artificial vai substituir os profissionais do mercado financeiro? | Opinião

À medida que a tecnologia se aprimora, não podemos esquecer que ela é uma extensão da nossa capacidade de análise, não uma substituta do pensamento humano