A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagou na quinta-feira (12) uma operação para combater uma quadrilha de cibercriminosos que faziam chantagens e pediam bitcoins como forma de pagamento. Foram presas três pessoas até o momento, conforme as informações da assessoria de imprensa da PCDF.
Segundo o comunicado da polícia, os criminoso promoveram um ataque hacker contra uma instituição bancária do Distrito Federal. Após roubar dados, os acusados estariam pedindo ransomware– resgate de dados – , exigindo 50 bitcoins para não divulgar informações pessoais dos clientes que supostamente obtiveram na ação.
Com a cotação atual, 50 BTC representam um valor equivalente a cerca de R$ 4,8 milhões.
Leia Também
A operação, chamada de “Black Hat”, foi feita em parceria com a Polícia Civil de São Paulo, que conduziu três mandados de prisão na capital paulista e dois mandados de busca e apreensão na cidade de Santos.
Os suspeitos são acusados dos crimes de extorsão (pena de quatro a dez anos de prisão), invasão de dispositivo informativo (um a quatro anos de prisão) e associação criminosa (um a três anos de prisão).
- Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!