A Plume Network, primeira blockchain desenvolvida exclusivamente para a tokenização de ativos do mundo real (RWAfi), e o e o MB | Mercado Bitcoin, maior plataforma de investimentos em ativos digitais da América Latina, anunciaram nesta quarta-feira (12) uma parceria estratégica inédita. Pela primeira vez, uma exchange brasileira vai possibilitar a distribuição global e o staking de ativos do mundo real (RWAs) tokenizados.
A iniciativa envolve a tokenização de US$ 40 milhões em ativos, criando uma ponte direta entre investidores internacionais e o mercado brasileiro. Isso abre novas oportunidades para quem busca rentabilidade no país que lidera a economia da América Latina, representando mais de 40% do PIB da região.
Com essa parceria, o MB vai utilizar a infraestrutura blockchain da Plume Network para tokenizar diferentes tipos de ativos, como títulos lastreados, crédito ao consumidor, dívida corporativa e recebíveis. Com isso, investidores do mundo todo poderão acessar esses ativos de forma mais ágil e segura.
O futuro dos ativos tokenizados na América Latina
“O Mercado Bitcoin é o parceiro ideal para o Brasil. Estamos muito felizes que eles escolheram a Plume para dar escala à tokenização e distribuição de RWAs”, diz Chris Yin, CEO da Plume.
“Essa parceria responde à demanda crescente por ativos tokenizados, conectando investimentos globais a um mercado pronto para recebê-los. Sempre se falou que o mundo cripto poderia democratizar o acesso ao mercado financeiro, especialmente nos países emergentes. Agora, com o RWAfi, isso finalmente está acontecendo: estamos trazendo investimentos acessíveis e de qualidade para todo mundo.”
A Plume Network foi criada para integrar ativos tokenizados ao universo DeFi, permitindo que os RWAs do MB possam ser usados em protocolos de empréstimos, financiamentos e staking. Isso significa mais liquidez, mais oportunidades de rendimento e um mercado financeiro mais eficiente e acessível.
Leia Também
Mais oportunidades para empresas brasileiras e investidores globais
“Essa parceria com a Plume Network é um avanço na nossa missão de democratizar o mercado financeiro por meio da blockchain”, afirma Fabricio Tota, VP de Novos Negócios do MB.
“De um lado, estamos permitindo que pequenas e médias empresas, que muitas vezes não têm acesso ao crédito tradicional, consigam captar recursos de forma mais eficiente por meio da tokenização. Do outro, estamos dando aos investidores – tanto brasileiros quanto estrangeiros – acesso a ativos financeiros que antes eram restritos a um grupo seleto. Isso representa um grande passo para tornar o sistema financeiro mais inclusivo, líquido e transparente.”
O Brasil tem se destacado como um líder global em inovação financeira, impulsionado pela revolução dos bancos digitais e fintechs. Com um PIB acima de US$ 2 trilhões e milhões de pessoas entrando no sistema financeiro digital, o país se tornou um dos mercados mais promissores para ativos tokenizados e novas soluções de investimento baseadas em blockchain.
A partir de agora, investidores de qualquer lugar do mundo terão acesso simplificado e seguro a ativos brasileiros diversificados, por meio da Plume. A tecnologia da Plume Network permite uma tokenização ágil e eficiente, garantindo a distribuição global desses ativos e novas possibilidades de rentabilidade.
Essa iniciativa reforça o papel da tecnologia na conexão entre mercados emergentes e desenvolvidos, impulsionando o crescimento econômico na América Latina e oferecendo aos investidores acesso a oportunidades que antes estavam fora de alcance.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.