Pessimismo domina mercado e derruba preço do Bitcoin (BTC) e do Ethereum (ETH), aponta MB Research

Situação macroeconômica dos EUA e preocupação trazida pelo banco cripto Silvergate aumentam a chance de elevação mais acentuada dos juros
Imagem da matéria: Pessimismo domina mercado e derruba preço do Bitcoin (BTC) e do Ethereum (ETH), aponta MB Research

Shutterstock

Os últimos sete dias foram marcados pela continuação nas correções do mercado de criptoativos. O Bitcoin e o Ether se desvalorizaram em 4,77% e 4,53%, respectivamente. O mercado continua preocupado com a situação macroeconômica e a situação financeira do criptobanco Silvergate.

              Preço e volume do bitcoin e ethereum, apurado às 21h (UTC-3) do dia 05/03/2022. (Fonte: Messari)

O pessimismo do mercado se reflete claramente no aumento da probabilidade de um aumento de 50 bps na próxima reunião do FOMC, marcada para o dia 22 deste mês. A probabilidade de um aumento de 25 bps ainda é maior, entretanto, a probabilidade de um aumento de 50 bps vem aumentando gradativamente desde o mês passado.

Publicidade

Este aumento pode ser traduzido em uma percepção de piora das condições macroeconômicas por parte dos participantes do mercado após a divulgação dos dados da inflação e do mercado de trabalho dos Estados Unidos no fim do mês passado. 

Probabilidades de aumento dos juros pelo FOMC (Fonte: CME)

Destaque da semana

Entre os ativos com US$ 10 bilhões ou mais de capitalização de mercado, o destaque negativo da semana fica com a Cardano. A plataforma de contratos inteligentes sofreu uma queda de pouco mais de 8% nos últimos sete dias. A performance negativa pode ser associada a recente polêmica no Twitter quanto à centralização da rede e sua relação com a empresa mãe Input Output Hong Kong (IOHK). 

Ativos com Capitalização de Mercado superior a US$ 10 bilhões, apurado às 21h (UTC-3) do dia 05/03/2022 (Fonte: Messari)

Análise on-chain

Os investidores de longo prazo (LTHs) reduziram suas posições na última semana, reforçando a ideia de uma preocupação em relação à situação macroeconômica. Os LTHs se desfizeram de mais de 52 mil BTC nos últimos sete dias. 

Quantidade de bitcoins nas mãos dos investidores de longo prazo (LTH)-(Fonte: Glassnode)

Por outro lado, o saldo de bitcoin que não se move há um ano ou mais continua a fazer novas máximas. A porcentagem do saldo total de bitcoins em circulação nesta situação chegou a 67,7%.

Publicidade
Porcentagem dos bitcoins na mãos de investidores há mais de um ano (Fonte: Glassnode)

O saldo de bitcoin em exchanges continua em estabilidade sinalizando que não existe nova demanda por moedas nos últimos dias.

Saldo de bitcoin em exchanges nos últimos 2 anos (Fonte: Glassnode)

O escore de acumulação é uma métrica qualitativa da acumulação em um dado ponto do tempo. Um escore próximo de 1 significa que a acumulação é feita por players significativos do mercado e, quando o escore está próximo de 0, a acumulação é feita por players de menor relevância. Nos últimos dias, o escore vem se aproximando de 0, o que indica que o smart money não está comprando nos patamares atuais de preço.

Escore de acumulação nos últimos 2 anos (Fonte: Glassnode)

Conclusão

O pessimismo retornou ao mercado após um início de ano espetacular. As preocupações com o cenário macroeconômico aliadas à postura mais agressiva dos órgãos reguladores nos Estados Unidos fizeram os investidores repensarem suas projeções para o ano de 2023.

A divulgação dos dados da economia americana deve fazer preço ao longo de todo o mês de março, culminando com a reunião do FOMC no fim do mês.

Publicidade

O cenário on-chain reflete perfeitamente este cenário mais pessimista com a redução das posições de LTHs e a redução na demanda por moedas nas últimas semanas.

Sobre os autores

André Franco: André é Engenheiro Mecatrônico e Analista de criptoativos desde 2017, foi eleito uma das 50 maiores personalidades cripto do Brasil pelo Cointelegraph, com vasta experiência no mercado. André é atualmente o diretor de Research do Mercado Bitcoin.

Rony Szuster: Rony é Engenheiro Químico com pós-graduação em Engenharia de Software, imerso no mercado cripto desde 2019 e contribuidor do Messari Hub em 2021 e 2022. Atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos do Mercado Bitcoin.

Lucca Benedetti: Lucca é estudante de Engenharia Química e um entusiasta do mercado desde 2015, tendo se tornado analista de forma profissional em 2021. Possui experiência no nascente campo de finanças descentralizadas (DeFi) e atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos no Mercado Bitcoin.

Bernard Pedra: Bernard é estudante de blockchain e criptografia digital e entusiasta do mercado desde 2019 com experiência prática no campo de tokens-não-fungíveis (NFT). Atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos no Mercado Bitcoin.

Publicidade