Imagem da matéria: Perdeu dinheiro na Celsius? Confira se você tem direito a resgatar suas criptomoedas congeladas
Foto: Shutterstock

Os usuários Celsius podem se alegrar. Bem, pelo menos alguns deles.

A falida empresa de empréstimos de criptomoedas anunciou nesta quarta-feira (1) que alguns “usuários elegíveis” poderão retirar os fundos congelados na empresa em breve.

Publicidade

O processo de recuperação judicial indica que “por volta de 15 de fevereiro de 2023” este lote de usuários será notificado da sua elegibilidade, bem como iniciará o processo de levantamento do valor seus fundos. Esse processo envolve a atualização dos endereços dos usuários e o fornecimento de informações sobre as contas.

É importante ressaltar que esses usuários também só poderão retirar 94% de suas criptomoedas presas.

Mas o que constitui um “usuário elegível?”

Bem, é complicado e depende de várias condições-chave que giram em torno de quais contas um usuário detinha fundos, por quanto tempo e em que valores, de acordo com a Celsius.

Vamos detalhar.

Definição do que é um usuário “elegível” da Celsius

Em dezembro, o juiz do Tribunal de falências do caso ordenou que a Celsius devolvesse US$ 44 milhões em criptomoedas.

Os usuários que mantinham seus fundos no “programa de custódia” da Celsius ou em “contas retidas” podem obter 94% de seu dinheiro de volta.

Mas isso só vale se esses fundos tenham estado “apenas” no programa de custódia da empresa ou se foram transferidos para o programa de outras contas de empréstimo cripto 90 dias antes da recuperação judicial.

De quebra, todas essas regras valem apenas para contas com valor inferior a US$ 7.575. 

Outros usuários elegíveis incluem aqueles que enviaram criptoativos não suportados para a Celsius, mas que também estão na posse da empresa.

Publicidade

Se um usuário marcar “sim” para todos esses pontos, ele é elegível para receber de volta 94% do que resta em sua conta.

Alguns usuários podem se enquadrar nesta categoria, mas o registro judicial também indica que eles devem contabilizar quaisquer transações e taxas de gas para o valor limite . Se essas taxas forem superiores às participações na conta elegível, os usuários não receberão o seu dinheiro de volta.

E, finalmente, o Tribunal de falências determinará uma data posterior em que a Celsius poderá distribuir os restantes 6% aos usuários.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Bull market está de volta? Conheça as expectativas para o mercado cripto em 2023 em live do MB quinta-feira (2) no YouTube.

VOCÊ PODE GOSTAR
gary gensler - presidente da SEC

Presidente da SEC é processado por 18 estados por repressão às criptomoedas nos EUA

Ação coletiva contra Gary Gensler e comissários alega abusos contra o setor cripto e pede ao tribunal que impeça a SEC de processar plataformas de ativos digitais
moeda de bitcoin desfocada

Verde, uma das maiores gestoras do Brasil, começa a investir em Bitcoin

A Verde disse que construiu uma pequena posição em Bitcoin, sem especificar quanto, além de elevar sua aposta contra o yuan chinês
Imagem da matéria: Promotor da BeeFund culpa clientes por fundos bloqueados: "Culpado é você, não eu"

Promotor da BeeFund culpa clientes por fundos bloqueados: “Culpado é você, não eu”

Wagner Oliver, promotor da BeeFund, disse em live que não defende a plataforma e que problema com a exchange SuperEx é culpa dos próprios clientes
Imagem da matéria: Dinheiro do setor cripto ganhou a eleição dos EUA  — e isso é só o começo

Dinheiro do setor cripto ganhou a eleição dos EUA — e isso é só o começo

O Fairshake, o principal PAC de criptomoedas, venceu praticamente todas as corridas em que investiu grandes quantias de dinheiro — um feito sem precedentes