Os usuários Celsius podem se alegrar. Bem, pelo menos alguns deles.
A falida empresa de empréstimos de criptomoedas anunciou nesta quarta-feira (1) que alguns “usuários elegíveis” poderão retirar os fundos congelados na empresa em breve.
O processo de recuperação judicial indica que “por volta de 15 de fevereiro de 2023” este lote de usuários será notificado da sua elegibilidade, bem como iniciará o processo de levantamento do valor seus fundos. Esse processo envolve a atualização dos endereços dos usuários e o fornecimento de informações sobre as contas.
É importante ressaltar que esses usuários também só poderão retirar 94% de suas criptomoedas presas.
Celsius provided an update on the upcoming withdrawal process for certain assets in certain Custody accounts. https://t.co/Q4oxRHeg4E
— Celsius (@CelsiusNetwork) February 1, 2023
Mas o que constitui um “usuário elegível?”
Bem, é complicado e depende de várias condições-chave que giram em torno de quais contas um usuário detinha fundos, por quanto tempo e em que valores, de acordo com a Celsius.
Vamos detalhar.
Definição do que é um usuário “elegível” da Celsius
Em dezembro, o juiz do Tribunal de falências do caso ordenou que a Celsius devolvesse US$ 44 milhões em criptomoedas.
Leia Também
Os usuários que mantinham seus fundos no “programa de custódia” da Celsius ou em “contas retidas” podem obter 94% de seu dinheiro de volta.
Mas isso só vale se esses fundos tenham estado “apenas” no programa de custódia da empresa ou se foram transferidos para o programa de outras contas de empréstimo cripto 90 dias antes da recuperação judicial.
De quebra, todas essas regras valem apenas para contas com valor inferior a US$ 7.575.
Outros usuários elegíveis incluem aqueles que enviaram criptoativos não suportados para a Celsius, mas que também estão na posse da empresa.
Se um usuário marcar “sim” para todos esses pontos, ele é elegível para receber de volta 94% do que resta em sua conta.
Alguns usuários podem se enquadrar nesta categoria, mas o registro judicial também indica que eles devem contabilizar quaisquer transações e taxas de gas para o valor limite . Se essas taxas forem superiores às participações na conta elegível, os usuários não receberão o seu dinheiro de volta.
E, finalmente, o Tribunal de falências determinará uma data posterior em que a Celsius poderá distribuir os restantes 6% aos usuários.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Bull market está de volta? Conheça as expectativas para o mercado cripto em 2023 em live do MB quinta-feira (2) no YouTube.