A Patex, um ecossistema com diversas soluções em blockchain para criptoativos, prevê lançar na América Latina uma plataforma de criptomoedas no início de 2024, em uma operação avaliada em US$ 100 milhões que começará pelo Brasil, informou o jornal Valor Econômico nesta quinta-feira (23).
Segundo a reportagem, além de oferecer a negociação de ativos digitais, a Patex planeja também oferecer cursos em diversas áreas como blockchain, criptomoedas e web, tanto gratuitos quanto pagos.
A operação nacional terá como CEO o executivo Ricardo Da Ros, que já integrou as equipes de Ripio, Binance e Crypto.com no país Julio Matias Part (ex-COO da Huobi e da KuCoin) será o Diretor de Operações, enquanto Henrique Marinho, ex-Huobi e CoinEx, será responsável por desenvolvimento de negócios.
O Valor afirma ainda que a Patex quer estimular o desenvolvimento de novos projetos, criando para isso um programa de fidelidade que remunera os usuários com tokens nativos da empresa conforme eles usem mais a rede e tragam mais projetos para a plataforma.
Leia Também
O que é Patex?
A Patex é uma blockchain criada a partir de um “fork” da Optimism, um projeto de segunda camada do Ethereum, com o objetivo de ampliar a escala e reduzir custo de operação. O principal investidor da plataforma é a gestora brasileira Acura Capital, que tem mais de R$ 7 bilhões sob gestão e trabalha com ativos alternativos, de acordo com o jornal.
Em seu site, a Patex apresenta seus diversos projetos, que inclui uma rede para emissão e rastreamento de Moedas Digitais do Banco Central (CBDC) e outras criptomoedas, uma exchange, uma wallet, além da plataforma e do sistema de recompensas.
Em seu roadmap, iniciado no último trimestre de 2022 com a criação da testnet da Patex Network, a empresa prevê o lançamento de seu campus digital ainda este ano, enquanto os projetos focados na América Latina devem estrear no primeiro trimestre de 2024.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto