A melhor maneira de manter seus criptoativos seguros, sejam eles criptomoedas ou NFTs, é mantendo-os consigo mesmo. Ensinei recentemente como configurar e utilizar a Metamask, a carteira da rede Ethereum. Dessa vez, ensinarei como utilizar a Phantom, a carteira da rede Solana.
Com uma capitalização de mercado exponencial, a Solana é uma das redes que mais vem se destacando nos últimos meses. Com o crescente número de usuários, soluções aparecem para facilitar o uso da plataforma. Uma delas é a Phantom, um aplicativo seguro e fácil para armazenar, comprar, enviar, receber, trocar tokens e coletar NFTs.
Instalando a carteira
Atualmente disponível para iOS, Chrome, Brave, Firefox e Edge, a Phantom pode ser baixada através do seu site oficial, clicando aqui.
Neste tutorial, utilizarei a versão para o navegador Chrome, porém a lógica segue sendo a mesma para qualquer plataforma.
Após instalada, iremos nos deparar com a seguinte imagem:
Clicaremos em “Criar uma nova carteira”. No futuro, caso queiramos conectar a carteira criada em outro dispositivo, basta clicar em “Já tenho uma carteira”.
Muita atenção! Assim como em qualquer outra carteira, na Phantom existem duas categorias de senha. Uma para desbloquear o aplicativo e outra para importar a carteira.
Na imagem acima, devemos criar uma senha para a primeira opção, ou seja, uma senha para desbloqueio do aplicativo sempre que o for acessar. Clique em continuar.
Agora a Phantom nos diz qual a senha para a segunda opção, ou seja, a senha de 12 palavras necessárias para importar a carteira. É como se fosse a senha do seu banco, deve ser guardada da maneira mais segura possível, preferencialmente de maneira offline. Nunca se esqueça dessa senha, caso contrário, seus criptoativos se perderão para sempre.
Para revelar as palavras, basta passar o mouse em cima. Guarde as suas senhas e prossiga.
Caso deseje, existe um atalho rápido no teclado para abrir a carteira. Basta pressionar Alt + Shift + P. Pressione continuar.
Pronto! A sua carteira foi criada. Agora basta acessá-la na aba de extensões do seu navegador.
Funcionalidades
Essa é a aba principal da carteira. Na parte superior é exibido o endereço da carteira. Para copiar, basta clicar nos números e letras entre parênteses. Abaixo é mostrado o saldo em dólares. Em “Depositar”, podemos enviar ativos da rede Solana para a nossa carteira. Em “Enviar”, é possível transferir os ativos disponíveis na carteira para outras pessoas.
Mais abaixo podemos observar o token SOL (Solana). Como não possuímos nenhum, o saldo está zerado. Quando você enviar tokens para a sua carteira, eles serão exibidos ali. É possível também gerenciar a lista desses tokens, caso você deseje que tal ativo não seja exibido, por exemplo.
Apertando em um token da lista, teremos as seguinte imagem:
Podemos depositar ou enviar o token selecionado, fazer staking e visualizar a atividade recente. Falarei sobre o staking. A seguir falarei como depositar e enviar.
Caso o staking do token selecionado estiver disponível, será exibida uma lista dos validadores, conforme imagem acima. Ao lado do nome é exibido a comissão pelo staking e em baixo a quantidade de tokens em staking pelo validador.
Leia Também
Selecionando o validador de sua preferência, podemos definir o montante que será destinado ao staking, assim como outras informações já explicadas.
Voltando a aba principal iremos em “Depositar” e essa é a tela que nos é exibida:
Para fazermos depósitos, podemos especificar o token que quisermos receber escrevendo o seu nome no campo “Procurar”.
Nesse exemplo utilizei o token SOL (Solana), porém podem ser recebidos qualquer criptomoeda, contando que sejam da rede Solana.
Pronto! Agora podemos copiar o endereço de envio para recebermos os tokens, ou simplesmente podemos apontar a câmera do celular, de outra carteira para o envio.
De volta na aba principal, clicando em “Enviar”, podemos procurar o ativo que desejamos mandar para alguém. Na imagem não é exibido nenhum, pois, por se tratar de uma carteira para tutorial, por questões de segurança, decidi não adicionar fundos.
Após selecionar o ativo desejado para envio, basta adicionar a carteira do destinatário e a quantidade desejada.
Caso envie um NFT, o mesmo será exibido na aba “Os seus colecionáveis”.
Para acessar essa aba, basta clicar nos quadrados ao lado do cifrão na parte inferior da imagem, como exibe a seta.
Na aba de swap, podemos trocar um ativo pelo outro.
Atente-se à tolerância de deslizamento. No exemplo, é permitido no máximo a tolerância de 1% de diferença. Se o preço se mover mais de 1% no momento da troca, sua ordem é automaticamente cancelada. Essa é uma funcionalidade para não pagar um preço mais caro que o configurado.
No ícone com desenho de um raio, podemos ver todas as atividades recentes da carteira.]
Na aba de configurações, com o ícone de uma engrenagem, possuímos opções como:
- Mudar o nome da carteira
- Alterar idioma
- Gerenciar lista de endereços
- Configurar apps que estiverem utilizando a carteira
- Alterar senha de bloqueio
- Mudar temporizador de bloqueio
- Alterar rede
Também existem outras opções relacionadas à senha de 12 palavras:
- Exportar a chave privada
- Exibir a senha secreta de 12 palavras
- Remover a carteira
- Repor a frase secreta de 12 palavras
Já na aba lateral, podemos adicionar outras carteiras ao aplicativo, conectamos com o suporte, travar a carteira, sendo necessário colocar a senha novamente para desbloqueá-la.
Tenha em mente que suas criptomoedas devem ser de responsabilidade 100% suas. Uma vez perdidas, elas já não podem ser mais recuperadas. Tenha certeza dos endereços ao realizar envios e recebimentos. Bom uso da carteira!
Sobre o autor
Paulo Alexandre é estudante de Engenharia de Software no IDP, em Brasília. É investidor e apaixonado por tecnologia. Tem como missão ajudar as pessoas no revolucionário mundo das Criptomoedas e Blockchain.