A BitTorrent Inc, dona de um protocolo descentralizado de compartilhamento de dados, foi recentemente adquirido pela startup de criptomoedas Tron, empresa que visa “descentralizar a web.” Isto, de acordo com uma publicação no blog oficial da BitTorrent,
Há cerca de um mês, o Portal do Bitcoin noticiou que a Tron, tinha avançado para adquirir a BitTorrent Inc, que movimenta até 40% do tráfego mundial da internet.
It's official. BitTorrent is now part of #TRON. We pioneered the world's largest decentralized p2p protocol, now we're joining forces with TRON to build the future of the decentralized internet. Read more at https://t.co/ZoCPl5c5wS. @Tronfoundation @justinsuntron pic.twitter.com/EI3xP8Gdz2
— BitTorrent (@BitTorrent) July 24, 2018
Apesar de a publicação da BitTorrent não revelar muito acerca da aquisição ou dos planos da Tron para a plataforma, revelou que tem 100 milhões de usuários ativos por todo o mundo, e que continuará a operar do mesmo modo, apenas através da sede da Tron em São Francisco, nos Estados Unidos.
De acordo com o canal TechCrunch, a startup de criptomoedas pagou US$ 124 milhões em dinheiro pela BitTorrent. Esta foi criada em 2004 por Bram Cohen e Ashwin Navin, e sendo um serviço que permite a partilha de ficheiros de forma descentralizada, é associada à pirataria online visto que os conteúdos partilhados não pagam direitos autorais.
A Tron, fundada por um chinês de 27 anos ex-funcionário da Ripple, Justin Sun, permite a criação de moedas e tokens dentro da sua plataforma, de forma semelhante ao Ethereum, procurando assim fugir ao controle de empresas através de conteúdo criado por usuários, descentralizando a internet.
Os planos que Sun tem para a BitTorrent não são claros. Especulou-se que este pretendia utilizar a sua arquitetura P2P para a mineração de criptomoedas, e para “legitimar os negócios da Tron.”
Numa publicação para utilizadores da plataforma, a empresa esclareceu que a BitTorrent não será utilizada para a mineração. A mensagem diz:
“Gostaríamos de reiterar que a BitTorrent não tem planos de alterar o que fazemos ou cobramos pelos serviços que fornecemos. Não temos planos para permitir a mineração de criptomoedas agora ou no futuro.”
Na mensagem, a empresa revelou que vai ainda continuar a “investir e inovar” nas plataformas BitTorrent e uTorrent, utilizadas para a partilha de ficheiros de forma descentralizada. A BitTorrent Inc não levantava dinheiro desde 2008.
Atualmente, a Tron tem uma capitalização de mercado de $2.45 bilhões, sendo que a sua criptomoedas TRX está a ser negociada a cerca de $0.037, tendo caído 0.65% nas últimas 24 horas, de acordo com dados da CryptoCompare.
- Acompanhe nossa página no Facebook: fb.com/portaldobitcoin