Com o halving do Bitcoin esperado para hoje, era provável que a maioria das pessoas já tivesse uma resposta para a questão persistente: “ele já está precificado?”.
Mas isso não vai impedir os curiosos sobre criptomoedas de continuarem a perguntar até que a altura do bloco atinja 840.000.
Ninguém realmente sabe o que acontecerá com o preço do Bitcoin após o halving, mas sabemos como eventos anteriores se desenrolaram.
“Compre o boato, venda o fato” é uma narrativa amplamente divulgada quando eventos como esse acontecem. Algumas pessoas, chamadas de traders de notícias (news traders, em inglês), usam essa teoria como evangelho, negociando inteiramente com base no sentimento de mercado antes de um grande evento.
Então, como o mercado de criptomoedas se saiu após eventos anteriormente exagerados? De Elon Musk no SNL ao Super Bowl, vamos recapitular alguns momentos.
Elon Musk no SNL (Dogecoin)
Era o pico da corrida de alta de 2021. A Dogecoin já estava bombando com o Elon Musk à época tuitando repetidamente sobre a memecoin — até o ponto em que ele passou a ser investigado pela SEC.
O fundador da Tesla foi anunciado como o apresentador do Saturday Night Live (SNL) e o mundo das criptomoedas previu que isso resultaria em uma alta parabólica em direção à marca de US$ 1 — estava em US$ 0,68 no dia anterior ao programa.
No programa, Musk mencionou a “dogcoin” duas vezes — em seu monólogo de abertura e na sketch do fim de semana —, mas o que ele tinha a dizer não era totalmente positivo. Ele sarcasticamente chamou o ativo digital de “fraude,” mas alguns veículos de comunicação, incluindo a Rolling Stone, interpretaram isso como uma admissão de culpa em vez de uma piada boba.
Como resultado, a memecoin despencou mais de 20% em uma única hora. Na verdade, tantas pessoas tentaram descartar o token que a Robinhood foi sobrecarregada por transações de Dogecoin. No ano seguinte, ela perdeu 90% de seu valor, caindo abaixo de US$ 0,10.
Neste caso, parece que a notícia já estava precificada. Embora isso possa ter sido distorcido pelo fato de o agora proprietário do Twitter (atualmente X) não estar totalmente convencido sobre a memecoin. A Dogecoin realmente viu um aumento de preço de 10% quando Musk foi anunciado como o apresentador do SNL, alimentando a narrativa de “compre o boato, venda o fato”.
A Fusão do Ethereum
Um dos — se não o — momento mais esperado na história do Ethereum: a Fusão (Merge).
Em setembro de 2022, o Ethereum passou pela transição de um sistema que consumia grandes quantidades de energia, o proof-of-work (PoW), para um protocolo mais ambientalmente sustentável, o proof-of-stake (PoS). Para muitos, essa atualização aumentaria os preços do Ethereum e diminuiria o impacto ambiental.
Nos meses que antecederam a atualização, o Ethereum subiu 44% ultrapassando US$ 1.700. No entanto, essa trajetória ascendente foi de curta duração. Nos momentos seguintes à finalização da Fusão, o preço do ETH caiu 0,4%. Um ano depois, o preço permanecia aproximadamente o mesmo. Felizmente, porém, a empolgação era real quando se tratava da redução do consumo de energia em 99,99%.
Mais uma vez, parece que a Fusão já estava precificada aqui.
Anúncios no Super Bowl LVI
Era 2022 e o Cincinnati Bengals estava prestes a enfrentar o Los Angeles Rams no SoFi Stadium. Empresas de criptomoedas viram isso como uma oportunidade para espalhar a mensagem e, segundo a NBC, compraram espaço publicitário a US$ 6,5 milhões por 30 segundos.
Dado o enorme público mainstream, muitos acreditavam que esses anúncios trariam pessoas comuns para o universo das criptomoedas e aumentariam as marés de alta.
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Isso foi verdade, em parte, pois segundo a empresa de análise Sensor Tower, os anúncios impulsionaram os downloads de aplicativos de criptomoedas em 279%. Mas, segundo o CoinGecko, o preço do Bitcoin caiu 1,5% durante o evento após subir 11% na quinzena anterior.
Várias empresas de criptomoedas fizeram uma aparição, incluindo a Crypto.com, Coinbase, Nouns DAO e, tristemente, a FTX — com um valor de US$ 54 milhões sendo gasto em espaço publicitário, de acordo com o MediaRadar.
O anúncio de Matt Damon, “a sorte favorece os corajosos”, não levou o token CRO da Crypto.com a lugar nenhum, de US$ 0,48 no dia anterior para US$ 0,47 no dia seguinte, segundo o CoinGecko. Enquanto o anúncio QR Code da Coinbase foi um sucesso estrondoso — tanto que seu aplicativo travou naquela noite — suas ações caíram 1,7% na negociação pré-mercado e afundaram 64% no ano seguinte. No entanto, de acordo com o NFTPriceFloor, o preço mínimo do Nouns DAO pulou de 79 ETH no dia anterior ao Super Bowl para 87 ETH no dia seguinte.
Nenhum anúncio do Super Bowl envelheceu pior do que o de Larry David para a FTX, que aconteceu menos de 10 meses antes da exchange colapsar e seu fundador, Sam Bankman-Fried, ser posteriormente condenado por múltiplos crimes federais — eita!
O que aprendemos é que um único anúncio do Super Bowl não elevará seu projeto a novas altas. Coletivamente, no entanto, eles aumentaram a conscientização pública sobre a indústria de criptomoedas, irritando algumas pessoas ao longo do caminho.
Aprovação do ETF de Bitcoin
No início do ano, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) permitiu que os ETFs de Bitcoin à vista começassem a ser negociados.
Alguns analistas disseram que o limite de mercado de criptomoedas poderia ser impulsionado em US$ 1 trilhão e previram um aumento no preço, enquanto outros alertaram que os traders provavelmente venderiam o fato.
Após a aprovação, a ação do preço do Bitcoin foi instável. Quando a notícia vazou por meio de uma ordem no site da SEC que foi postada e depois removida, o BTC estava em torno de US$ 45.840. Logo depois, o preço subiu para US$ 46.263. Ao longo da semana seguinte, o Bitcoin despencou 12%.
Três meses depois, o preço do Bitcoin subiu 42%, de acordo com o CoinGecko, já que os ETFs claramente aumentaram a demanda pela principal criptomoeda.
Embora pareça que a notícia dos ETFs em si já estava praticamente precificada, o volume que se seguiu não estava.
E o que dizer dos halvings de Bitcoin anteriores?
Esta não é a primeira vez que o Bitcoin passa por um halving. Já tivemos três eventos destes desde sua criação.
O primeiro ocorreu em 28 de novembro de 2012. No ano seguinte ao primeiro halving, o Bitcoin subiu de US$ 12 para US$ 1.000, segundo dados da Chainalysis. O próximo, em 2016, teve um padrão semelhante, com o preço do Bitcoin aumentando de US$ 650 para US$ 2.500 ao longo de um ano. Finalmente, em 2020, o Bitcoin foi de US$ 8 mil em maio para atingir um novo recorde de US$ 69 mil pouco mais de um ano depois.
O CoinGecko analisou esses números e descobriu que, em média, o preço do Bitcoin retorna ganhos de 3.230% dentro de um ano após cada halving. Mas logo após esse pico, o preço do Bitcoin geralmente cai mais de 80%, entrando em um inverno cripto.
Ao olhar para trás na história, sugere-se que a pergunta “O halving já está precificado?” tem uma resposta muito mais complexa do que se pensa. Cada cenário é diferente, com circunstâncias únicas influenciando cada um.
O que teria acontecido se Musk tivesse promovido a Dogecoin um pouco mais intensamente? A Coinbase seria a principal exchange se seu QR Code não tivesse sido anunciado no SuperBowl? A FTX ainda existiria se Larry David não tivesse feito aquele anúncio? “E se” é sempre uma pergunta vertiginosa e cheia de possibilidades.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
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