Imagem da matéria: O Governo dos EUA pode processar o Ethereum como fez com a Ripple?
Foto: Shutterstock

A Ripple Labs viu o preço de seu token XRP desabar depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) acusou a empresa de vender títulos sem autorização. A notícia fez entusiastas do mercado questionarem se o regulador norte-americano poderia ir também atrás da Fundação Ethereum, que está por trás do ether (ETH).

A dúvida surgiu porque em 2018 o agora presidente da SEC, Gary Gensler, disse em entrevista ao The New York Times que tanto o ether como o XRP podem ter sido emitidos e negociados em desacordo com as regras do mercado norte-americano de valores mobiliários.

Publicidade

“Há um forte argumento de que ambas – particularmente a Ripple (XRP) – possam ser títulos em desacordo com a lei”, falou Gensler ao jornal.

O Portal do Bitcoin conversou sobre o assunto com o especialista em regulação financeira Isac Costa, que até novembro atuava como analista de mercado de capitais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ethereum e SEC

De acordo com Isac, para decidir se o ETH é ou não um título a SEC irá avaliar se nele existem alguns fatores, como presença de natureza coletiva do investimento, oferta pública e expectativa de remuneração.

Além disso, o regulador norte-americano também deve verificar se há uma empresa por trás do projeto, responsável por ditar e aplicar as regras, bem como por tomar decisões, falou. Nos Estados Unidos, essa figura central é identificada como ‘active participant’ (participante ativo).

Publicidade

“Em síntese, o regulador analisa quem desempenha as tarefas indicadas acima e, se consegue identificar esse ‘active participant’, então concluiu que o retorno do investimento de natureza coletiva deriva da legítima expectativa do esforço de um terceiro e, portanto, estamos diante de uma security (título), sujeita à regulação da SEC”, falou Isac.

Portanto, completou ele, “decidir se o ETH é ou não um título significa descobrir se há um ‘active participant’, conforme definido pela SEC, e quem manda na Fundação Ethereum é quem será objeto da ação do regulador norte-americano”.

Ethereum X Ripple

Cabe lembrar que a rede Ethereum foi criada pelo escritor e programador russo-canadense Vitalik Buterin por meio de um financiamento online que ocorreu ente julho e agosto de 2014.

Em síntese, é uma blockchain “programável” que pode ser usada por desenvolvedores que querem construir novos tipos de aplicativos. Já o ETH, moeda da rede descentralizada, é minerada pelos participantes, não por um governo ou empresa.

Publicidade

Já a Ripple Labs foi fundada em 2004 (cinco anos antes do bitcoin) por um desenvolvedor chamado Ryan Fugger. Na época, a empresa buscava desenvolver um sistema internacional de transferências, similar ao Swift.

Em 2012, no entanto, os norte-americanos Chris Larsen e David Schwartz e o brasileiro Arthur Brito compraram a Ripple, repaginaram o negócio e entraram de cabeça no universo das criptomoedas com o XRP. Na época, 100 bilhões de XRP foram criados. O ponto que joga uma luz amarela sobre a empresa é que metade desses tokens ficou com a própria Ripple Labs e seus funcionários, que até hoje controlam os ativos.

Bitcoin não pode ser considerado título

Isac Costa disse à reportagem que em redes genuinamente descentralizadas – como a do bitcoin – o papel da figura central é diluído e pulverizado. Por essa razão, falou ele, o BTC não é considerado um título, “pois não é possível encontrar uma entidade responsável pela governança da rede, sua promoção e melhorias”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Falta uma semana para previsão de Pai Rico sobre “maior crash da história” se concretizar

Robert Kiyosaki, popularmente conhecido por seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”, fez uma previsão assustadora em janeiro
Imagem da matéria: Quem está por trás da criptomoeda LIBRA, promovida por Milei?

Quem está por trás da criptomoeda LIBRA, promovida por Milei?

Quatro indivíduos surgiram como figuras-chave no escândalo de Milei: Julian Peh, Hayden Davis, Mauricio Novelli e Manuel Godoy
Imagem da matéria: Kanye West nega que vai lançar memecoin: “Moedas predam os fãs”

Kanye West nega que vai lançar memecoin: “Moedas predam os fãs”

Após falar sobre cripto no X, o rapper teve sua conta desativada por uma série de posts polêmicos
Quem é Javier Milei_ O novo presidente bitcoiner da Argentina

Bolsa de valores da Argentina despenca após polêmica de Milei com memecoin

O índice de referência S&P Merval opera em queda após o líder da Argentina ser acusado de fraude com o token LIBRA