Imagem da matéria: "O Bitcoin tornou a nossa moeda inútil ou sem valor", diz senador da Nigéria
Senador da Nigéria Sani Musa (Foto: divulgação)

A discussão sobre as criptomoedas chegou ao Senado da Nigéria nesta quinta-feira (11), de acordo com o perfil oficial da Casa no Twitter. Após o Banco Central do país banir as instituições financeiras de processarem transações com criptoativos, o governo está tentando regulamentar a questão de forma definitiva.

Não será uma tarefa fácil, de acordo com o que acredita o senador Sani Musa: “As criptomoedas se tornaram um meio de transferências global, no qual você não consegue identificar quem possui o quê. A tecnologia está tão forte que eu não vejo como nós podemos regulamentá-la. O Bitcoin tornou a nossa moeda quase inútil ou sem valor”.

Publicidade

O senador Biodun Olujimi aponta para um caminho mais favorável a criptomoedas: “O que nós podemos fazer é assegurar que as pessoas erradas não as utilizem. Esse tema é muito importante para nós. Chegou o momento de harmonizar todas as questões que envolvem as criptomoedas”, disse o senador.

A partir das discussões, o Senado resolveu que a Comissão sobre Assuntos Financeiros e Crimes Cibernéticos vai convidar o presidente do Banco Central da Nigéria (BCN) para uma discussão sobre o assunto.

No encontro, devem ser discutidas as oportunidades e riscos que envolvem as criptomoedas, em relação à economia daquela nação. Essa Comissão vai apresentar um relatório oficial em algumas semanas, de acordo com o Senado.

Na semana passada, o Banco Central da Nigéria emitiu um comunicado aos bancos e demais instituições do setor. No documento, elas foram informadas que deveriam banir qualquer transação com criptomoedas das suas plataformas. As instituições também estão obrigadas a excluir as contas dos usuários de criptomoedas, de acordo com o BCN.

Publicidade

Nigéria recorre ao Bitcoin em meio a crise econômica

A população da Nigéria é uma das maiores adeptas do Bitcoin em todo o mundo. Em 2020, com o agravamento da crise econômica, a criptomoeda se tornou uma alternativa do povo para contornar o uso da Naira, que é a moeda oficial do país.

Além disso, um protesto conhecido como “End Sars” (acabem com a Sars, em inglês) tomou o país no final do ano passado. Nas manifestações, os jovens nigerianos pediram o fim da Sars, que é uma divisão especial da polícia nigeriana contra os roubos. Os protestantes acusam a Sars de agir de forma truculenta nas suas operações.

Agora, as discussões políticas sobre o tema podem culminar numa regulamentação definitiva sobre as criptomoedas. Contudo, é difícil proibir completamente as transações, já que os criptoativos podem ser enviados de pessoa a pessoa, sem a necessidade de intermediários.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criadores da OpenAI e Ethereum divergem em visões sobre futuro da inteligência artificial

Criadores da OpenAI e Ethereum divergem em visões sobre futuro da inteligência artificial

Sam Altman enfatizou a prontidão da OpenAI para desenvolver a AGI este ano, enquanto Vitalik Buterin alerta para a necessidade de mecanismos de segurança robustos
Imagem da matéria: As 10 criptomoedas mais promissoras para 2025, segundo especialistas

As 10 criptomoedas mais promissoras para 2025, segundo especialistas

Analistas apontam gigantes das criptomoedas como Bitcoin, Solana e Ethereum, mas também incluem projetos menos conhecidos
Imagem da matéria: Vinculado aos NFTs Azuki, token ANIME será lançado na rede Ethereum este mês

Vinculado aos NFTs Azuki, token ANIME será lançado na rede Ethereum este mês

Fundação Animecoin lançará token ANIME em algum momento deste mês de janeiro, com os membros da comunidade Azuki sendo beneficiados
Imagem da matéria: Coinbase compra corretora europeia e expande alcance em mercado de derivativos

Coinbase compra corretora europeia e expande alcance em mercado de derivativos

Empresa adquirida pela Coinbase é uma entidade licenciada pela MiFID (Markets in Financial Instruments Directive) na União Europeia