Imagem da matéria: "O Bitcoin tornou a nossa moeda inútil ou sem valor", diz senador da Nigéria
Senador da Nigéria Sani Musa (Foto: divulgação)

A discussão sobre as criptomoedas chegou ao Senado da Nigéria nesta quinta-feira (11), de acordo com o perfil oficial da Casa no Twitter. Após o Banco Central do país banir as instituições financeiras de processarem transações com criptoativos, o governo está tentando regulamentar a questão de forma definitiva.

Não será uma tarefa fácil, de acordo com o que acredita o senador Sani Musa: “As criptomoedas se tornaram um meio de transferências global, no qual você não consegue identificar quem possui o quê. A tecnologia está tão forte que eu não vejo como nós podemos regulamentá-la. O Bitcoin tornou a nossa moeda quase inútil ou sem valor”.

Publicidade

O senador Biodun Olujimi aponta para um caminho mais favorável a criptomoedas: “O que nós podemos fazer é assegurar que as pessoas erradas não as utilizem. Esse tema é muito importante para nós. Chegou o momento de harmonizar todas as questões que envolvem as criptomoedas”, disse o senador.

A partir das discussões, o Senado resolveu que a Comissão sobre Assuntos Financeiros e Crimes Cibernéticos vai convidar o presidente do Banco Central da Nigéria (BCN) para uma discussão sobre o assunto.

No encontro, devem ser discutidas as oportunidades e riscos que envolvem as criptomoedas, em relação à economia daquela nação. Essa Comissão vai apresentar um relatório oficial em algumas semanas, de acordo com o Senado.

Na semana passada, o Banco Central da Nigéria emitiu um comunicado aos bancos e demais instituições do setor. No documento, elas foram informadas que deveriam banir qualquer transação com criptomoedas das suas plataformas. As instituições também estão obrigadas a excluir as contas dos usuários de criptomoedas, de acordo com o BCN.

Publicidade

Nigéria recorre ao Bitcoin em meio a crise econômica

A população da Nigéria é uma das maiores adeptas do Bitcoin em todo o mundo. Em 2020, com o agravamento da crise econômica, a criptomoeda se tornou uma alternativa do povo para contornar o uso da Naira, que é a moeda oficial do país.

Além disso, um protesto conhecido como “End Sars” (acabem com a Sars, em inglês) tomou o país no final do ano passado. Nas manifestações, os jovens nigerianos pediram o fim da Sars, que é uma divisão especial da polícia nigeriana contra os roubos. Os protestantes acusam a Sars de agir de forma truculenta nas suas operações.

Agora, as discussões políticas sobre o tema podem culminar numa regulamentação definitiva sobre as criptomoedas. Contudo, é difícil proibir completamente as transações, já que os criptoativos podem ser enviados de pessoa a pessoa, sem a necessidade de intermediários.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

70% da oferta do suposto token YZY ficará nas mãos de Kanye West e poderá ser usado para comprar produtos na loja online do rapper
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

O estado atual da regulamentação das criptomoedas no Brasil 

Veja as atualizações mais recentes da regulamentação do mercado cripto brasileiro, incluindo as consultas públicas do Banco Central e da Receita e o PL que envolve a segregação patrimonial
Imagem da matéria: Família Bolsonaro e Patriota Coin se aproximam, mas relação ainda não é oficial

Família Bolsonaro e Patriota Coin se aproximam, mas relação ainda não é oficial

Após Jair Bolsonaro ter perfil invadido duas vezes para promoção de memecoin, Eduardo sai publicamente para endossa Patriota Coin
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether terá que vender reserva de Bitcoin para seguir novas leis dos EUA, diz JPMorgan

Dois projetos de lei nos EUA buscam regular stablecoins; se aprovados, Tether precisará ajustar suas reservas